Criminalizadas e/ou vulneráveis? A trajetória no crime de mulheres aprisionadas por tráfico de drogas

Autores

  • Bruna Krause de Vargas Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Denise Falcke Universidade do Vale do Rio dos Sinos

DOI:

https://doi.org/10.17058/barbaroi.v0i0.7755

Palavras-chave:

Crime, tráfico de drogas, mulheres

Resumo

O artigo tem por objetivo conhecer a trajetória no crime percorrida por mulheres aprisionadas por tráfico de drogas. Pretende-se ainda compreender as motivações para o ingresso das mulheres no crime, a percepção delas sobre o crime de tráfico de drogas e avaliar como o envolvimento com o tráfico de drogas afetou as relações amorosas, familiares e sociais dessas mulheres, além de verificar se existe o desejo de sair do crime. Participaram do estudo três apenadas da Penitenciária Estadual Feminina de Guaíba. Os resultados demonstraram que os problemas sociais e financeiros e o envolvimento familiar foram os principais motivadores para a entrada dessas mulheres no tráfico, que o tráfico era visto como uma atividade de trabalho, que o aprisionamento trouxe prejuízos para as relações, especialmente familiares, e que a saída delas do crime dependia da possibilidade de conseguir um emprego formal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Krause de Vargas, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Bruna Krause de Vargas é Bacharel em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Endereço eletrônico: bruna_vargas@yahoo.com.br.

Denise Falcke, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Denise Falcke é Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Endereço eletrônico: dfalcke@unisinos.br.

Downloads

Publicado

2019-12-20

Como Citar

Vargas, B. K. de, & Falcke, D. (2019). Criminalizadas e/ou vulneráveis? A trajetória no crime de mulheres aprisionadas por tráfico de drogas. Barbarói, 195-214. https://doi.org/10.17058/barbaroi.v0i0.7755

Edição

Seção

Artigos