O sistema metafísico de Schopenhauer e a metapsicologia de Freud: encontros e desencontros

Autores

  • Mateus Freitas Barreiro UNESP-Marília
  • Alonso Bezerra Carvalho Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho da Unesp/Assis.

DOI:

https://doi.org/10.17058/barbaroi.v0i46.8098

Palavras-chave:

Schopenhauer, Freud, metafísica, metapsicologia

Resumo

O presente artigo visa analisar as tramas e tensões entre o surgimento da psicanálise de Freud em contato com a filosofia de Schopenhauer. Com a publicação dos escritos psicanalíticos de Freud em sua fase metapsicológica, o psiquismo começou a ser trabalhado por ele sob uma nova perspectiva, rompendo assim com a psicologia clássica de sua época. Por sua vez, e comparativamente, o sistema metafísico adotado por Schopenhauer, visava responder as teorizações sobre um princípio básico que rege o universo, independente de uma utilização necessariamente prática. Embora a psicanálise e a filosofia tenham diferentes objetivos, ainda não se conhece com profundidade a contribuição da filosofia na construção da teoria psicanalítica desenvolvida por Freud, principalmente, no que tange aos encontros e desencontros que o prefixo meta tem na metafísica preconizada por Schopenhauer e na metapsicologia de Freud.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mateus Freitas Barreiro, UNESP-Marília

Mestrando no Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP, campus de Marília/SP, na linha de pesquisa História e Filosofia da Educação. Atua nas áreas de Psicologia, Filosofia e Educação.

Alonso Bezerra Carvalho, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho da Unesp/Assis.

Em 2007 fez pós-doutorado em Ciências da Educação na Universidade Charles de Gaulle, Lille, França. Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, no Departamento de Educação da Unesp/Assis e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unesp/Marília. Foi Professor Visitante na Universidade de Santiago do Chile (Chile - 2015). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia da Educação e Didática.

Downloads

Publicado

2016-03-09

Como Citar

Barreiro, M. F., & Carvalho, A. B. (2016). O sistema metafísico de Schopenhauer e a metapsicologia de Freud: encontros e desencontros. Barbarói, (46), 119-133. https://doi.org/10.17058/barbaroi.v0i46.8098

Edição

Seção

Artigos