REFLEXÕES SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA CONTEMPORANEIDADE
DOI:
https://doi.org/10.17058/barbaroi.v0i0.825Resumo
Neste artigo, pretendemos percorrer duas instâncias de produção de discursos sobre as crianças, relacionadas com as práticas educativas: a problematização das teorias psicológicas do desenvolvimento infantil e a construção de modos de ser criança nos discursos cotidianos na atualidade. Uma primeira consideração diz respeito à grande ênfase e repercussão que as situações que envolvem as crianças, e as mais diversas formas de atenção ou desatenção no que diz respeito às mesmas, têm assumido na contemporaneidade. Isso já nos aponta para uma diversidade, que nos impõe a necessidade de considerarmos a limitação de abordarmos a criança desde um ponto de vista único, tentando capturá-la numa definição unívoca. Essas questões nos convocam a um olhar mais complexo sobre a criança e sobre as estratégias educativas que adotamos para trabalhar com as mesmas, bem como o modo com que as teorias psicológicas têm compreendido o desenvolvimento infantil. Palavras – chave: práticas educativas; desenvolvimento infantil; contemporaneidade.Downloads
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Publicado
2009-04-21
Como Citar
Hüning, S. M., & Guareschi, N. (2009). REFLEXÕES SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA CONTEMPORANEIDADE. Barbarói, 175-187. https://doi.org/10.17058/barbaroi.v0i0.825
Edição
Seção
Artigos
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