O ensino com a pesquisa engendrando a práxis docente: um estudo com acadêmicos de pedagogia
DOI:
https://doi.org/10.17058/barbaroi.v0i48.8331Palavras-chave:
Ensino com pesquisa. Docência universitária. Educação de jovens e adultos.Resumo
Este trabalho tem por objetivo discutir o ensino com pesquisa na formação de professores por ser uma metodologia que possibilita o protagonismo do estudante, no qual ele é o autor e proponente do seu processo de aprendizagem. O material de análise é constituído por textos escritos produzidos pelos estudantes de Pedagogia, matriculados na disciplina Educação de Jovens e Adultos, participantes dessa experiência, composto por depoimentos dos professores e alunos da EJA da rede municipal de ensino, obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas; registros de observações realizadas em salas de aula de EJA. Analisou-se a constituição e o desenvolvimento dessa prática, dialogando com autores como: Cunha (s.d.); Esteves (2001); Soares (2012, 2013a, 2013b) dentre outros, que, ao se debruçarem sobre a formação na universidade, têm criticado o ensino por meio da aula magistral e apresentado o ensino com pesquisa como uma das possibilidades metodológicas para a formação de um profissional mais crítico e com autonomia, capaz de tomar decisões frente às incertezas do seu campo de atuação. O ensino com pesquisa convoca os professores universitários a enfrentarem os desafios da formação em suas diversas dimensões: social, cultural e pedagógica. Essa última dimensão – a pedagógica – ao pressupor o deslocamento da docência centrada no professor para o protagonismo do estudante, busca a unicidade existente entre teoria e prática e, também, a articulação necessária entre universidade e escola.Downloads
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Publicado
2016-07-04
Como Citar
Fontenele-Gomes, L. M., & Gonçalves, M. de C. P. B. (2016). O ensino com a pesquisa engendrando a práxis docente: um estudo com acadêmicos de pedagogia. Barbarói, (48), 26 - 40. https://doi.org/10.17058/barbaroi.v0i48.8331
Edição
Seção
Artigos
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