Interfaces entre a produção de conhecimentos ameríndios e as relações de gênero com os Guarani
DOI:
https://doi.org/10.17058/barbaroi.v0i48.8884Palavras-chave:
relações de gênero, educação ameríndia, interculturalidade.Resumo
O projeto “Aprendizagens interculturais com os Guarani e produção de conhecimentos ameríndios para a educação”, desenvolvido pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) que reúne professores, estudantes de pós-graduação e graduação tem possibilitado a discussão e fomento à pesquisa com interfaces transdisciplinares. Este tem procurado abordar a reflexão sobre os processos educativos interculturais que permitam visualizar outros modos de pensar as “infâncias”. A partir das discussões da equipe do projeto, do conhecimento acumulado em pesquisas tendo os Guarani como principais interlocutores e da revisão bibliográfica efetuada, a seguir desenvolvemos algumas considerações sobre as relações de gênero em coletivos Guarani. Pois ao contemplar a educação das infâncias no plural priorizando a linguagem que busca recuperar a ação do corpo que a inscreve no mundo e lhe atribui sentido, identificamos a abertura do eixo analítico relacionado às relações de gênero no projeto, visto a necessidade de uma melhor compreensão deste tema nas práticas educativas interculturais que objetivam desenvolver metodologias que contemplem as especificidades dos saberes ameríndios.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-07-04
Como Citar
Ulrich, J. A. D. S., & Menezes, A. L. T. (2016). Interfaces entre a produção de conhecimentos ameríndios e as relações de gênero com os Guarani. Barbarói, (48), 41 - 51. https://doi.org/10.17058/barbaroi.v0i48.8884
Edição
Seção
Artigos
Licença
Declaração de Direito Autoral A aprovação dos textos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação na Revista Barbarói que terá a exclusividade de publicá-los em primeira mão. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, recomenda-se a menção à primeira publicação na Revista Barbarói. A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos assinados, que são de inteira responsabilidade dos autores. A Revista Barbarói proporciona acesso público e gratuito a todo seu conteúdo. -------------------------------------------------------- Modelo de declaração de direitos autorais: Encaminhamos à Revista Barbarói para apreciação e possível publicação, o texto intitulado (título do texto) que se trata de (Relato de pesquisa ou Estudo teórico ou Relato de experiência). Declaramos que o presente trabalho é inédito e original, seguiu rigorosamente todos os procedimentos éticos. Autorizamos a reformulação de linguagem, caso necessária para atender aos padrões da Revista. Atenciosamente, Nomes assinaturas de todos os autoresEsta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.