Percepção materna sobre a participação do pai na hospitalização do filho em investigação diagnóstica de doença crônica

Autores

  • Taline Cheron Hospital de Clínicas de Porto Alegre
  • Cláudia Simone Silveira dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.17058/barbaroi.v0i49.9014

Palavras-chave:

Parentalidade, Hospitalização infantil, vínculo pai/filho

Resumo

O estudo objetivou investigar a participação do pai na hospitalização do filho durante a investigação diagnóstica, a partir de relatos da percepção materna. Participaram da pesquisa seis mães, cujos filhos estavam hospitalizados em investigação diagnóstica de doença crônica em um hospital terciário localizado no Sul do pais. Utilizou-se o método qualitativo de caráter exploratório, em que foi realizada entrevista estruturada com as participantes. A análise de conteúdo indicou que a presença do pai na hospitalização gera benefícios tanto para o filho doente, quanto para a mãe/esposa que se sente acolhida, funcionando como principal rede apoio e suporte para organização psíquica da mulher. Destacou-se o intenso sofrimento paterno vivenciado neste momento, a insegurança para realizar alguns cuidados de saúde com o filho e o medo de perdê-lo. As mães percebem os pais envolvidos com seus filhos e com capacidade de desenvolver um vínculo pai/filho positivo em Unidade Pediátrica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Taline Cheron, Hospital de Clínicas de Porto Alegre

Residente da Residência Multiprofissional Integrada Em Saúde – Ênfase Saúde da Criança- do Hospital de Clínicas de Porto Alegre- RS.

Cláudia Simone Silveira dos Santos

Psicóloga Doutora em Ciências da Saúde: Ginecologia e Obstetrícia.

Downloads

Publicado

2017-12-12

Como Citar

Cheron, T., & Silveira dos Santos, C. S. (2017). Percepção materna sobre a participação do pai na hospitalização do filho em investigação diagnóstica de doença crônica. Barbarói, (49), 25 - 51. https://doi.org/10.17058/barbaroi.v0i49.9014

Edição

Seção

Artigos