Entre o potencial e o precário: a inserção in(tensa) de profissionais da psicologia nos NASF

Autores

  • Willian Tito Maia Santos Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Belinda Piltcher Haber Mandelbaum Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.17058/barbaroi.v0i48.9028

Palavras-chave:

Sistema Único de Saúde, Núcleo de Apoio à Saúde da Família, Prática Profissional, Equipes Multiprofissionais.

Resumo

Esta pesquisa buscou compreender as práticas e o trabalho interdisciplinar de profissionais da Psicologia atuantes em Núcleos de Apoio à Saúde da Família em Feira de Santana/Bahia. Utilizamos a hermenêutica como método na interação com os pesquisados e na análise das informações adquiridas em campo. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com seis psicólogas e acompanhamento etnográfico com duas destas profissionais. Estas trabalhadoras enfrentavam diversas formas de precarização do trabalho: vínculo informal e sem garantia de direitos trabalhistas, dificuldades estruturais e de condições de trabalho. Suas ações eram prioritariamente clínico-assistenciais, com poucas intervenções técnico-pedagógicas com as equipes de saúde. Apesar da liberdade de ação e do potencial de suas intervenções, suas práticas reproduziam uma lógica ambulatorial clínica tradicional, com poucas inovações e com reduzida articulação com a Rede de Atenção Psicossocial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Willian Tito Maia Santos, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Possui Licenciatura e Formação em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPb). Realizou Mestrado em Serviço Social na Universidade Federal da Paraíba e Doutorado em Psicologia Social na Universidade de São Paulo/USP. É Professor Adjunto da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e desenvolve suas atividades de ensino, pesquisa e extensão na área das políticas públicas de Saúde e suas interfaces com a Psicologia, notadamente a inserção da psicologia na Atenção Básica do SUS. Está fortemente interessado na pesquisa a respeito da estrutura e articulação das Redes de Atenção Psicossocial (RAPS) do SUS. É docente da Área de Humanidades no curso de Psicologia da UFRB no campus de Santo Antônio de Jesus/Ba.

Belinda Piltcher Haber Mandelbaum, Universidade de São Paulo

Concluiu o Doutorado (2004) e a Livre Docência (2010) em Psicologia Social pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Atualmente é docente do mesmo Instituto, onde coordena o Laboratório de Estudos da Família do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho. É chefe deste mesmo departamento (2014 - ). Atua nas áreas de Psicologia Social e Psicanálise, principalmente em estudos e pesquisas das contribuições da Psicanálise para a compreensão e intervenção em grupos e instituições, particularmente em famílias em suas diversas configurações e relações com contextos de vulnerabilidade social. Bolsista CNPq de produtividade em pesquisa PQ-2 (2016-2019).

Downloads

Publicado

2016-07-04

Como Citar

Santos, W. T. M., & Mandelbaum, B. P. H. (2016). Entre o potencial e o precário: a inserção in(tensa) de profissionais da psicologia nos NASF. Barbarói, (48), 168 - 184. https://doi.org/10.17058/barbaroi.v0i48.9028

Edição

Seção

Artigos