Conjugando métodos clínico e empírico no estudo de caso de interrupção precoce em psicoterapia psicanalítica

Autores

  • Pricilla Braga Laskoski Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Lívia Fração Sanchez Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Clarice Kern Ruaro Instituto de Ensino e Pesquisa em Psicoterapia (IEPP)
  • Rafael Stella Wellausen Hospital de Clínicas de Porto Alegre
  • Silvia Pereira da Cruz Benetti Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Fernanda Barcellos Serralta Universidade do Vale do Rio dos Sinos

DOI:

https://doi.org/10.17058/barbaroi.v0i0.9392

Palavras-chave:

abandono, psicoterapia psicanalítica, interrupção precoce, pesquisa em psicoterapia, processo terapêutico, pesquisa de processo.

Resumo

O objetivo deste estudo é conjugar métodos clínico e empírico de avaliação do processo psicoterapêutico para a compreensão dos fatores associados à interrupção precoce em um caso de psicoterapia psicanalítica. Os participantes foram uma dupla terapêutica. A paciente é jovem adulta, atendida em uma clínica-escola, por um período de três meses. A psicoterapeuta registrou sua impressão das sessões e sua compreensão dinâmica do caso, supervisionado por psicanalista sênior. O método de estudo do caso foi análise sistemática por meio do Psychotherapy Process Q-Set (PQS) e do Shedler-Westen Assessment Procedure (SWAP). As sessões foram gravadas em vídeo e posteriormente codificadas com os instrumentos por avaliadores externos treinados. As características do processo indicam foco nos relacionamentos amorosos e nas situações de vida atual; a paciente trazia material significativo; tendia a concordar com as intervenções da psicoterapeuta e demonstrava se sentir entendida. A psicoterapeuta, por sua vez, mostrou empatia e adotou atitude de apoio, realizando intervenções exploratórias. A sessão 6 constituiu um momento de mudança na direção do processo. Os resultados fornecem elementos para a compreensão dos fatores relacionados com a interrupção, tais como o incremento da resistência e ambivalência por parte da paciente não devidamente abordados pela terapeuta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-01-06

Como Citar

Laskoski, P. B., Sanchez, L. F., Ruaro, C. K., Wellausen, R. S., Benetti, S. P. da C., & Serralta, F. B. (2020). Conjugando métodos clínico e empírico no estudo de caso de interrupção precoce em psicoterapia psicanalítica. Barbarói, 208-222. https://doi.org/10.17058/barbaroi.v0i0.9392

Edição

Seção

Artigos