Aspectos do trabalho e formação docente no serviço de atendimento educacional especializado da rede estadual de ensino de Santa Catarina

Autores

  • Lediane Coutinho Universidade da Região de Joinville - Univille
  • Aliciene Fusca Machado Cordeiro Universidade da Região de Joinville - Univille

DOI:

https://doi.org/10.17058/barbaroi.v0i0.9518

Palavras-chave:

atendimento educacional especializado, trabalho docente, professor do SAEDE

Resumo

Este trabalho tem por objetivo conhecer aspectos do trabalho e formação do professor do Serviço de Atendimento Educacional Especializado (SAEDE) na Rede Estadual de Ensino em Joinville/SC. Os procedimentos metodológicos envolveram a aplicação de questionários junto a dezesseis professoras atuantes no SAEDE em Joinville, sendo suas respostas analisadas por meio da Análise de Conteúdo (FRANCO, 2012). Os resultados evidenciaram que a formação continuada em serviço parece não ser favorecida nos espaços escolares em função das atuais condições de trabalho das docentes, que estão quase totalmente voltadas a atender estudantes. Entendeu-se que, para compreender aspectos do trabalho e formação dos professores do SAEDE é preciso conhecer e discutir a estrutura organizativa das escolas, bem como o contexto político, ideológico e econômico que as envolvem atuam como seus determinantes.

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Publicado

2017-07-05

Como Citar

Coutinho, L., & Cordeiro, A. F. M. (2017). Aspectos do trabalho e formação docente no serviço de atendimento educacional especializado da rede estadual de ensino de Santa Catarina. Barbarói, 2(50), 207 - 225. https://doi.org/10.17058/barbaroi.v0i0.9518

Edição

Seção

Artigos