MEDIDA SOCIOEDUCATIVA DE LIBERDADE ASSISTIDA: CARTOGRAFIA DE REDES SOCIOTÉCNICAS

Autores

  • Cristiane Dameda Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó
  • Irme Salete Bonamigo Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó

Palavras-chave:

Adolescência, ato infracional, Teoria Ator-Rede.

Resumo

Este artigo se propõe a discorrer sobre a rede de políticas públicas envolvidas no atendimento de adolescentes em Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida (LA), utilizando-se de uma análise a partir da Teoria-Ator-Rede (TAR) proposta por Latour (2006). Analisou-se que cada adolescente pesquisado produz e é produzido pela rede em que se conecta, em um jogo de força que estabiliza e desestabiliza configurações e situações e provoca movimentos. Essa rede é composta por atores humanos e não-humanos que os produzem enquanto sujeitos, destacando-se a LA, a qual tem um caráter socializador e de responsabilização e busca assegurar alguns direitos, o que demanda a implicação de outras políticas públicas. É no desabrochar de um trabalho interdisciplinar que se analisa o potencial para ampliação das experiências e a inserção de novos agentes para a emergência de novas tramas na rede de produção destes adolescentes. Palavras-chave: Adolescência; ato infracional; Teoria Ator-Rede.

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Biografia do Autor

Cristiane Dameda, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó

Mestre em Políticas Sociais e Dinâmicas regionais - UNochapecó. Psicóloga CREAS, servidora pública.

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Publicado

2023-03-29

Como Citar

Dameda, C., & Bonamigo, I. S. (2023). MEDIDA SOCIOEDUCATIVA DE LIBERDADE ASSISTIDA: CARTOGRAFIA DE REDES SOCIOTÉCNICAS. Barbarói, 62(2). Recuperado de https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/9920