Pesquisa-ação: direcionamento das produções de artigos científicos da área de educação física e saúde

Authors

  • Beatriz Dittrich Schmitt Universidade Federal de Santa Catarina
  • Jéssica Cristina Medeiros Universidade Federal do Triângulo Mineiro

DOI:

https://doi.org/10.17058/cinergis.v15i3.5171

Keywords:

Produção científica, Pesquisa-ação, Ciências da Saúde

Abstract

A pesquisa-ação é caracterizada como um tipo de pesquisa social com base empírica, concebida e realizada em estreita associação com a resolução de um problema coletivo, no qual pesquisadores e participantes estão envolvidos de modo cooperativo. Objetivo: Esse artigo buscou mapear o estado da arte da produção nacional recente sobre a utilização do método de pesquisa-ação nas áreas da Educação Física e Saúde. Método: ao todo foram identificados 90 artigos, dos quais 12, publicados entre 2003 a 20012, relacionaram a pesquisa-ação com a Educação Física e Saúde. Resultados: a partir dessa identificação foi realizada uma análise mais detalhada, onde se pode perceber que ainda são poucos os estudos referentes à temática pesquisada. Considerações finais: poucos artigos que se apropriam da metodologia da pesquisa-ação relacionada à Educação Física e Saúde foram encontrados indexados em bancos de dados nacionais, embora essas áreas sejam consideradas abrangentes, quer no seu campo de investigação científica, quer no seu campo de atuação profissional. Destaca-se ainda que a pesquisa-ação é uma abordagem metodológica recente, o que justificaria a pouca quantidade de produção científica no âmbito nacional. Sugere-se que sejam desenvolvidos mais estudos utilizando essa estratégia de pesquisa.

Author Biographies

Beatriz Dittrich Schmitt, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Educação Física

Jéssica Cristina Medeiros, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Mestre em Educação Física

Published

2014-10-10

Issue

Section

ARTIGO DE REVISÃO