Pesquisa-ação: direcionamento das produções de artigos científicos da área de educação física e saúde

Autores/as

  • Beatriz Dittrich Schmitt Universidade Federal de Santa Catarina
  • Jéssica Cristina Medeiros Universidade Federal do Triângulo Mineiro

DOI:

https://doi.org/10.17058/cinergis.v15i3.5171

Palabras clave:

Produção científica, Pesquisa-ação, Ciências da Saúde

Resumen

A pesquisa-ação é caracterizada como um tipo de pesquisa social com base empírica, concebida e realizada em estreita associação com a resolução de um problema coletivo, no qual pesquisadores e participantes estão envolvidos de modo cooperativo. Objetivo: Esse artigo buscou mapear o estado da arte da produção nacional recente sobre a utilização do método de pesquisa-ação nas áreas da Educação Física e Saúde. Método: ao todo foram identificados 90 artigos, dos quais 12, publicados entre 2003 a 20012, relacionaram a pesquisa-ação com a Educação Física e Saúde. Resultados: a partir dessa identificação foi realizada uma análise mais detalhada, onde se pode perceber que ainda são poucos os estudos referentes à temática pesquisada. Considerações finais: poucos artigos que se apropriam da metodologia da pesquisa-ação relacionada à Educação Física e Saúde foram encontrados indexados em bancos de dados nacionais, embora essas áreas sejam consideradas abrangentes, quer no seu campo de investigação científica, quer no seu campo de atuação profissional. Destaca-se ainda que a pesquisa-ação é uma abordagem metodológica recente, o que justificaria a pouca quantidade de produção científica no âmbito nacional. Sugere-se que sejam desenvolvidos mais estudos utilizando essa estratégia de pesquisa.

Biografía del autor/a

Beatriz Dittrich Schmitt, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Educação Física

Jéssica Cristina Medeiros, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Mestre em Educação Física

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Publicado

2014-10-10

Número

Sección

ARTIGO DE REVISÃO