Proposta de uma metodologia para análise cinemática da corrida na prova de 50 metros em ambiente escolar

Autores

  • Matias Noll
  • Cláudia Tarragô Candotti
  • Marcelo La Torre
  • Jefferson Fagundes Loss

DOI:

https://doi.org/10.17058/cinergis.v14i2.3810

Palavras-chave:

Corrida, Proposta metodológica, Escolares

Resumo

Objetivo: propor uma metodologia para a análise cinemática da corrida de 50m de escolares. Método: para a avaliação cinemática, 28 escolares correram sobre um papel colado no solo, sendo demarcados os contatos dos pés com o solo, e realizadas filmagens do plano sagital. Foram mensurados o tempo total do percurso e a cada 5 metros, a frequência de passos e a velocidade. Resultados: os meninos foram mais rápidos que as meninas (9,08±0,88 e 9,52±0,74s, respectivamente) e apresentaram maior frequência de passos (226,52±19,83 e 211,40±12,86 passos/minuto, respectivamente). Considerações finais: a metodologia proposta permite que o professor possa avaliar os escolares, assim como prescrever o treinamento com base científica, dentro das especificidades de cada gênero e faixa etária.

Biografia do Autor

Matias Noll

Mestre em Ciências do Movimento Humano pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (ESEF/UFRGS). Porto Alegre, RS, Brasil.

Cláudia Tarragô Candotti

Doutora em Ciências do Movimento Humano pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (ESEF/UFRGS). Professora do curso de Fisioterapia e Educação Física e do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (Mestrado e Doutorado) (ESEF/UFRGS). Porto Alegre, RS, Brasil.

Marcelo La Torre

Mestre em Ciências do Movimento Humano pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (ESEF/UFRGS). Porto Alegre, RS, Brasil.

Jefferson Fagundes Loss

Doutor em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e professor do curso de Fisioterapia, Educação Física e Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Ciência do Movimento Humano (Mestrado e Doutorado) desta instituição. Porto Alegre, RS, Brasil.

Downloads

Publicado

2014-07-09

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL