Caso Margarida Maria Alves: uma demonstração do desafio brasileiro à proteção multinível de direitos humanos

Autores

  • João Gabriel Soares Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Paula Arruda Universidade Federal do Pará (UFPA)

DOI:

https://doi.org/10.17058/rdunisc.v3i56.11701

Palavras-chave:

Caso Margarida Alves, Desafio Brasileiro, Direitos Humanos, Proteção Multinível, Sistema Interamericano de Direitos Humanos

Resumo

O presente artigo objetiva discutir a proteção multinível de direitos humanos em relação ao caso Margarida Maria Alves, cuja repercussão histórica, social e política é bastante conhecida como um movimento de resistência às elites econômicas da região do brejo paraibano. Neste sentido, vê-se que ainda não houve resposta satisfatória ao caso, havendo denúncia das violações a direitos, garantias e liberdades ao Sistema Interamericano de Direitos Humanos, cuja admissibilidade foi realizada pela Comissão, ainda sem julgamento meritório. Por fim, dentro de uma análise propositiva, argumenta-se um pressuposto diálogo entre os diferentes níveis e propõe-se a realização de uma relação precedente à decisão anteriormente proferida pela Corte Interamericana sobre direitos dos trabalhadores no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Gabriel Soares, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Mestrando em Direito, na área de concentração Direitos Humanos e na linha de pesquisa Constitucionalismo, Democracia e Direitos Humanos, pelo PPGD/UFPA.

Paula Arruda, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutora em Direitos Humanos pela Universidade de Salamanca, Espanha. Pós-doutora pela Universidade de Duisburg-Essen, Alemanha. Professora da Universidade Federal do Pará, com ênfase em Direito Constitucional e Direitos Humanos.

Downloads

Publicado

2018-09-03

Como Citar

Soares, J. G., & Arruda, P. (2018). Caso Margarida Maria Alves: uma demonstração do desafio brasileiro à proteção multinível de direitos humanos. Revista Do Direito, (56), 45-65. https://doi.org/10.17058/rdunisc.v3i56.11701

Edição

Seção

Artigos