Concepções ideológicas sobre a natureza e a ciência.

Autores

  • Alzira Lobo de Arruda Campos Universidade Santo Amaro

DOI:

https://doi.org/10.17058/rdunisc.v2i55.11950

Palavras-chave:

direitos do homem, direitos dos animais, direitos da Terra, Ideologia e natureza, Mata Atlântica.

Resumo

Este artigo objetiva reabrir um debate sobre as relações do homem com o meio natural, analisando um repertório das ideias que organizam a relação das sociedades humanas à natureza, em toda a sua diversidade — espacial, cultural e temporal — na qual é possível distinguir, numa perspectiva estrutural, um número finito de esquemas que a constroem e também de suas variantes — estas, infinitas. Nesse sentido, visa a contribuir para a apresentação de respostas a algumas grandes questões: Onde nos colocamos no grande debate entre universalismo e relativismo? Como poderemos contestar ao mesmo tempo a generalidade da distinção entre a natureza e a cultura e pretender esclarecer invariantes nos modos de relação aos humanos e aos não humanos? Por meio de historiadores, como Keith Thomas, e de antropólogos, como Phillipe Descolas, estudam-se concepções sobre o meio ambiente, consideradas, em sua filogênese, como decorrências de sistemas ideológicos, que defendem o predomínio da racionalidade sobre a não razão ou do homem sobre o universo não humano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alzira Lobo de Arruda Campos, Universidade Santo Amaro

Livre-docente em Metodologia da História (FHDSS-UNESP); Doutora em História Social (FFLCH-USP); Mestra em História Social (FFLCH-USP); Docente da UNESP e da UNISA (Mestrado em Ciências Humanas).

Downloads

Publicado

2018-05-26

Como Citar

de Arruda Campos, A. L. (2018). Concepções ideológicas sobre a natureza e a ciência. Revista Do Direito, (55), 58-75. https://doi.org/10.17058/rdunisc.v2i55.11950

Edição

Seção

Artigos