A influência da sociedade hipermoderna e a duração razoável do processo: morosidade, um problema de estruturação

Autores

  • Eudes Vitor Bezerra Universidade Nove de Julho (UNINOVE).
  • Danielle Milani Cunha Universidade Nove de Julho (UNINOVE).

DOI:

https://doi.org/10.17058/rdunisc.v2i55.12113

Palavras-chave:

Sociedade Hipermoderna, Duração Razoável do Processo, Acesso a Justiça, Estrutura do Judiciário.

Resumo

A sociedade ultrapassou as barreiras do período pós moderno, caracterizada como hipermoderna, para a sociologia de Gilles Lipovestky. A rapidez é uma característica evidente e atinge o direito, posto que as pessoas almejam soluções rápidas. Neste cenário, a problemática existe na necessidade de identificar o que é Acesso à Justiça e duração razoável do processo que, não se restringem à tramitação célere e ao direito de ação. Portanto, analisar-se-á as contribuições possíveis para dirimir a morosidade judicial propiciando o acesso à ordem jurídica justa por meio de duração razoável e prestação da tutela jurisdicional a contento. Como hipótese inicial tem-se a imprescindível reestruturação do Poder Judiciário, isso porque, o aumento dos direitos fundamentais após a Constituição Federal de 1988 culminou na majoração da litigiosidade causando colapso do Poder Judiciário. Utilizar-se-á, para tanto, o método hipotético dedutivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eudes Vitor Bezerra, Universidade Nove de Julho (UNINOVE).

Pós Doutor em Direito pela UFSC. Doutor e Mestre em Direito pela PUC/SP. Coordenador, Professor (Graduação e Pós-Graduação) da Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Advogado.

Danielle Milani Cunha, Universidade Nove de Julho (UNINOVE).

Mestranda em Direito na Universidade Nove de Julho (UNINOVE) na área de concentração Justiça, Empresa e Sustentabilidade. Conciliadora e Mediadora do Tribunal de Justiça de São Paulo. Advogada.

Downloads

Publicado

2018-05-26

Como Citar

Bezerra, E. V., & Cunha, D. M. (2018). A influência da sociedade hipermoderna e a duração razoável do processo: morosidade, um problema de estruturação. Revista Do Direito, (55), 136-149. https://doi.org/10.17058/rdunisc.v2i55.12113

Edição

Seção

Artigos