A FUNÇÃO DO ENSINO JURÍDICO PARA A FORMAÇÃO DO JURISTA DO SÉCULO XXI: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Lilia Maia de Morais Sales Universidade de Fortaleza
  • Gabriela Vasconcelos Lima Universidade de Lisboa/Universidade de Fortaleza.
  • Mateus Rodrigues Lins Universidade de Fortaleza.

DOI:

https://doi.org/10.17058/rdunisc.v0i63.15275

Palavras-chave:

Ensino jurídico, Habilidades do Século XXI, Inteligências Múltiplas, Líderes que Transformam, Relato de Experiência.

Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar as habilidades necessárias para a formação de advogados no século XXI e apresentar tendências e diretrizes às lacunas do ensino jurídico nessa conjectura. Investigou-se, de forma crítica, a teoria de Howard Gardner acerca das inteligências múltiplas e a importância do ensino interdisciplinar para o desenvolvimento da criatividade e inovação no mercado de trabalho. Analisou-se como instituições de ensino superior como a IE University, Harvard, Stanford e a Fundação Getúlio Vargas Direito São Paulo estão integrando a dinamicidade do mercado jurídico às matrizes curriculares das graduações de seus cursos de direito. Verificou-se o comportamento dos escritórios jurídicos brasileiros frente às inovações tecnológicas e as mudanças que o mercado vivencia no século XXI com base em dados levantados pelo Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação da FGV Direito São Paulo, conectando os indicadores aos desafios do ensino jurídico contemporâneo. Ao fim, conclui-se que a educação precisa ser pensada fora do modelo padronizado de ensino, valorizando inovações no espaço jurídico e viabilizando a criação de projetos de impacto. Apresenta-se, então, o programa Líderes que Transformam, implementado pela Pós-Graduação da Universidade de Fortaleza, um modelo curricular orientado à resolução de problemas reais por meio da apresentação de ações, projetos ou produtos, tendo como meio o desenvolvimento de competências. Acredita-se que os egressos deste modelo educacional, além de estarem preparados para ingressar e ascender profissionalmente no mercado de trabalho frente aos desafios do contexto atual, responderão às demandas sociais, atuando como cidadãos globais e lideranças em suas comunidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lilia Maia de Morais Sales, Universidade de Fortaleza

Bolsista de Produtividade em Pesquisa - CNPq, Pós-doutora pela Universidade de Columbia (Nova Iorque), doutora pela Universidade Federal de Pernambuco. Possui formação em mediação de conflitos na Universidade de Harvard, junto ao Program on Negotiation (EUA). É advogada, mediadora, professora titular da Universidade de Fortaleza (com dedicação aos Mestrados e Doutorado em Direito), Vice-Reitora de Pós-Graduação da Universidade de Fortaleza e coordena vários projetos de pesquisa com foco no estudo da mediação de conflitos.

Gabriela Vasconcelos Lima, Universidade de Lisboa/Universidade de Fortaleza.

Membro da equipe da Escola de Direito da Pós-Unifor, parte do time de execução do Programa Líderes que Transformam. Doutoranda em Ciência Política pela Universidade de Lisboa. Mestra em Direito Constitucional e graduada em Direito pela Universidade de Fortaleza.

Mateus Rodrigues Lins, Universidade de Fortaleza.

Mestrando em Direito Constitucional e graduado em Direito pela Universidade de Fortaleza. Bolsista da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP). Advogado.

Downloads

Publicado

2021-08-19

Como Citar

Maia de Morais Sales, L., Lima, G. V., & Lins, M. R. (2021). A FUNÇÃO DO ENSINO JURÍDICO PARA A FORMAÇÃO DO JURISTA DO SÉCULO XXI: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Do Direito, (63), 62-78. https://doi.org/10.17058/rdunisc.v0i63.15275

Edição

Seção

Artigos Originais