A DESCONSTRUÇÃO DO MITO DA DEMOCRACIA RACIAL E O RACISMO ESTRUTURAL NO BRASIL: EDUCAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rdunisc.v0i63.15760

Palavras-chave:

Democracia Racial, Pensamento Decolonial, Racismo no Brasil, Educação.

Resumo

O mito da democracia racial consiste em uma teoria inconsistente a partir da qual era identificado que no Brasil e em certos países da América Latina, indivíduos marginalizados como indígenas e negros viviam em condição de plena igualdade com os brancos, em um contexto amplamente distinto da realidade estimulada pelo colonialismo e pelo racismo enraizado na sociedade brasileira. O presente artigo científico busca desconstruir o mito da democracia racial no Brasil, apresentando o pensamento decolonial e reafirmando a educação e a economia como instrumentos voltados para a transformação social, enfrentando o racismo estruturado no país. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica com emprego do método hipotético-dedutivo, analisando as contribuições de outros autores para fomentar uma conclusão verdadeiramente aplicável ao problema exposto. Os resultados alcançados com o desenvolvimento da pesquisa contribuíram para o entendimento da democracia racial como uma mera ficção ideológica, sendo o movimento decolonial imprescindível para a concretização de uma transformação de combate ao racismo, na mesma medida que a ressignificação do papel e da identidade do negro e das demais minorias inviabilizadas desempenha a função de transformação no âmbito da educação e da economia na contemporaneidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danilo Henrique Nunes, Universidade de Ribeirão Preto - Unaerp

Doutorando e Mestre em Direitos Coletivos e Cidadania pela Universidade de Ribeirão Preto. Jornalista, advogado e professor universitário.

Lucas Souza Lehfeld, Universidade de Ribeirão Preto - Unaerp

Pós-Doutor em Direito pela Universidade de Coimbra, Portugal. Doutor em Direito pela PUC/SP. Professor orientador dos programas de Doutorado e Mestrado em Direitos Coletivos e Cidadania pela Universidade de Ribeirão Preto. Advogado.

Carlos Eduardo Montes Netto, Universidade de Ribeirão Preto - Unaerp

Doutorando e Mestre em Direitos Coletivos e Cidadania pela Universidade de Ribeirão Preto. Juiz do Tribunal de Justiça de São Paulo. Professor universitário.

Downloads

Publicado

2021-08-19

Como Citar

Nunes, D. H., Lehfeld, L. S., & Netto, C. E. M. (2021). A DESCONSTRUÇÃO DO MITO DA DEMOCRACIA RACIAL E O RACISMO ESTRUTURAL NO BRASIL: EDUCAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL. Revista Do Direito, (63), 79-104. https://doi.org/10.17058/rdunisc.v0i63.15760

Edição

Seção

Artigos Originais