CRÍTICA A DEMOCRACIA E AO CONTRATUALISMO POLÍTICO DE JOHN RAWLS A PARTIR DE UMA LEITURA DE THOMAS HOBBES, JOHN LOCKE E JEAN-JACQUES ROUSSEAU

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rdunisc.vi70.17832

Resumo

A democracia representa a cultura e o pensamento político contemporâneo. É um termo amplo, usado em vários contextos, também visto a partir de diferentes enfoques, o que contribui para a diversidade de discursos. O objetivo deste artigo é analisar como a democracia na teoria da justiça de John Rawls se encaixa na tese contratualista clássica ao conectar e organizar conceitos e discursos, bem como ao criar uma certa ordem e continuidade. Para alcançar este propósito, o texto apoia-se na pesquisa bibliográfica e no método jurídico-teórico ao analisar os estudos de como é possível a transição do estado de natureza para o estado de sociedade. Conclui-se que a democracia perfeita é uma utopia tornada necessária para atrair centrípetamente os atores para as demandas da ideia política.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joedson de Souza Delgado, Universidade de Brasília - UnB

Doutorando em Direito na Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Direito pelo Centro Universitário de Brasília (CEUB). Especialista em Direito Sanitário pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Direito Administrativo pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP). Bacharel em Direito pelo Centro Universitário do Distrito Federal (UDF) e Administração pela Universidade de Brasília (UnB). É servidor na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). 

Ana Paula Basso, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutora em Direito Tributário Europeu pela Universidade de Castilla-La Mancha (UCLM) e Universidade de Santiago de Compostela (USC), Espanha, com período cotutela na Universidade de Bolonha (Unibo), Itália. Professora e Vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Líder do Grupo de Pesquisa cadastrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CnPq): Estudos de Direito Tributário e suas repercussões socioeconômicas (GPEDTRS).

Downloads

Publicado

2023-08-16

Como Citar

de Souza Delgado, J., & Basso, A. P. . (2023). CRÍTICA A DEMOCRACIA E AO CONTRATUALISMO POLÍTICO DE JOHN RAWLS A PARTIR DE UMA LEITURA DE THOMAS HOBBES, JOHN LOCKE E JEAN-JACQUES ROUSSEAU. Revista Do Direito, (70), 130-146. https://doi.org/10.17058/rdunisc.vi70.17832

Edição

Seção

Artigos Originais