Direito à intimidade e à vida privada: a transposição dos limites no relacionamento conjugal

Autores

  • Giorge Andre Lando Universidade de Pernambuco - UPE; e Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão - FACEMA
  • Raing Rayg de Araújo Oliveira Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão - FACEMA

DOI:

https://doi.org/10.17058/rdunisc.v1i48.6762

Palavras-chave:

Personalidade, Casament, Intimidade, Privacidade.

Resumo

O casamento representa a conjugação do destino de duas pessoas, estabelecido pela comunhão plena de vida, onde os cônjuges devem se pautar pela igualdade de direitos e deveres, o que inclui os direitos da personalidade, especialmente, o direito a intimidade e privacidade. O presente artigo tem por objetivo identificar os fatos que separam a intimidade da vida privada nos relacionamentos conjugais, bem como os direitos que derivam por meio do casamento. Tratar-se-á de um estudo avaliativo, comparativo, descritivo-exploratório, com abordagem mista, qualitativa e quantitativa, com pesquisa de campo e também de cunho documental. Apesar da construção jurídica em torno do direito à intimidade e à vida privada ser um tanto recente, não seria certo afirmar que tais direitos não foram resguardados antes de sua efetiva sistematização. Com efeito, os fatos que culminaram para o efetivo disciplinamento vieram de institutos clássicos. A discussão dos direitos da personalidade no casamento entre o casal é de fundamental importância, não somente para conhecimento dos mesmos como para sua efetivação. Nesse sentido, pretende-se propor uma terceira classificação além da privacidade e intimidade, a intimidade conjugal, esfera esta que abrangeria fatos que são apenas de interesse do casal, mesmo quando um dos cônjuges entende se tratar de algo sigiloso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giorge Andre Lando, Universidade de Pernambuco - UPE; e Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão - FACEMA

Doutor em Direito pela Faculdade Autônoma de Direito de São Paulo - FADISP. Mestre em Direito, Especialista em Direito Civil e Processual Civil, e Graduado em Direito pela Universidade Paranaense - UNIPAR. Advogado. Professora Adjunto da Universidade de Pernambuco - UPE e Professor Adjunto e Coordenador do curso de Direito da Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão - FACEMA.

Raing Rayg de Araújo Oliveira, Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão - FACEMA

Acadêmica de Direito e Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão - FACEMA.

Downloads

Publicado

2016-01-10

Como Citar

Lando, G. A., & de Araújo Oliveira, R. R. (2016). Direito à intimidade e à vida privada: a transposição dos limites no relacionamento conjugal. Revista Do Direito, (48), 31-51. https://doi.org/10.17058/rdunisc.v1i48.6762

Edição

Seção

Artigos