Do bacharelismo tradicional ao bacharelismo do século XXI: a massificação e a deselitização da graduação em direito

Autores

  • Felipe José Nunes Rocha Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Mônica Teresa Costa Sousa Universidade Federal do Maranhão - UFMA

DOI:

https://doi.org/10.17058/rdunisc.v1i48.6897

Palavras-chave:

Bacharelismo, Brasil imperial, crise, ensino jurídico, século XXI.

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar o surgimento e desenvolvimento do fenômeno do bacharelismo no Brasil, partindo de uma análise de elementos culturais, sociais e políticos do período colonial que influenciaram a forma como tal fenômeno surgiu e se consolidou no período imperial. Além disso, pretende-se analisar a possibilidade de se falar no surgimento de um novo bacharelismo, no final do século XX e início do século XXI, a partir de dados relativos ao ensino jurídico e aos bacharéis em Direito em tal período, bem como quais seriam os elementos característicos e as consequências desse novo fenômeno. Após a realização da pesquisa, verificou-se que é possível falar em um novo bacharelismo, caracterizado por um processo de deselitização e de massificação das graduações e dos cursos de Direito cujos efeitos são prejudiciais para a cultura jurídica brasileira.

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Biografia do Autor

Felipe José Nunes Rocha, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Advogado e professor universitário da Faculdade Estácio de São Luís-MA. Graduado em Direito pela Universidade Federal do Maranhão, especialista em Direito Constitucional pela UNISUL e Mestrando em Direito e Instituições do Sistema de Justiça pela Universidade Federal do Maranhão.

Mônica Teresa Costa Sousa, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Doutora em Direito (UFSC). Avaliadora do INEP/MEC. Professora Adjunta na UFMA (graduação e mestrado em Direito/PPGDir e mestrado em Cultura e Sociedade (PGCult).

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Publicado

2016-01-10

Como Citar

Rocha, F. J. N., & Sousa, M. T. C. (2016). Do bacharelismo tradicional ao bacharelismo do século XXI: a massificação e a deselitização da graduação em direito. Revista Do Direito, (48), 3-30. https://doi.org/10.17058/rdunisc.v1i48.6897

Edição

Seção

Artigos