A Política Migratória Brasileira para Refugiados e a Imigração Haitiana

Autores

  • Cesar Augusto Silva UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados
  • Thays Mello Moraes UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados

DOI:

https://doi.org/10.17058/rdunisc.v3i50.7890

Palavras-chave:

Imigração haitiana, Refugiados, Política Externa, Direitos Humanos, Migração Internacional

Resumo

O foco deste trabalho é a crescente imigração haitiana em direção ao Brasil, tendo como objetivo associar essa grande emigração à violação maciça de direitos humanos e à incapacidade do Estado de garantir segurança e estabilidade à sua população, e não somente aos fatores econômicos e ambientais como analisa o Estado brasileiro para lhes negar a condição de refugiados. É analisada e contestada neste texto a medida adotada pelas autoridades brasileiras de conceder visto humanitário aos haitianos, de forma provisória, quando parece evidente que a violação maciça de direitos humanos no país é um dos critérios da Declaração de Cartagena de 1984 e da própria lei brasileira. Conclui-se a respeito de como o país se posiciona perante a emigração haitiana, levantando hipóteses de política externa do porque não o faz no âmbito da compreensão da totalidade dos direitos humanos internacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cesar Augusto Silva, UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados

Possui Doutorado em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mestrado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina e Graduação em Direito pela pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui a Certificação Acadêmica do Instituto Interamericano de Direitos Humanos, de San Jose da Costa Rica. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e Coordenador do Mestrado Interdisciplinar Fronteiras e Direitos Humanos (PPG-FDH) e da especialização em direitos humanos e cidadania da Faculdade de Direito e Relações Internacionais da UFGD. Tem experiência na área de Direito e Relações Internacionais, com ênfase em Direitos Humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: refugiados, migrações, direito internacional, segurança, direito constitucional e cidadania.

Thays Mello Moraes, UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados

Graduada em Relações Internacionais. Membro do Grupo de Pesquisa "Política Migratória Brasileira para Refugiados - o caso do Mato Grosso do Sul" da Faculdade de Direito e Relações Internacionais da UFGD. Vinculado ao Mestrado Fronteiras e Direitos Humanos (PPG-FDH)

Downloads

Publicado

2016-09-05

Como Citar

Silva, C. A., & Moraes, T. M. (2016). A Política Migratória Brasileira para Refugiados e a Imigração Haitiana. Revista Do Direito, (50), 98-117. https://doi.org/10.17058/rdunisc.v3i50.7890

Edição

Seção

Migrações Internacionais e Direitos Humanos