A família LGBTI na perspectiva do direito internacional dos refugiados

Autores

  • Patricia Cristina Vasques de Souza Gorisch Universidade Católica de Santos

DOI:

https://doi.org/10.17058/rdunisc.v3i50.8563

Palavras-chave:

LGBTI, refugiados, reunião familiar

Resumo

O presente estudo visa fazer uma reflexão acerca das famílias LGBTI na perspectiva do direito internacional dos refugiados na atual situação. Muitos LGBTI fogem de seus países de origem em busca de segurança para viver. Há ainda a criminalização pela orientação sexual e identidade de gênero em pelo menos 75 países , o que justifica a fuga em busca de refúgio. O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados – ACNUR, reconhece a condição de refugiado LGBTI, ou seja, aquelas pessoas do grupo social LGBTI que fogem de seus países de origem pela perseguição da condição SOGI . No estudo, verificaremos que a União Europeia editou uma lista de “países seguros” aos refugiados, que diante da crise humanitária iniciada em 2014, causou o maior deslocamento de pessoas desde a 2ª. Guerra Mundial. Ocorre que tais países “seguros” não são seguros aos refugiados LGBTI. Ademais, verificaremos que um dos princípios basilares do refúgio é o da reunião familiar, ou seja, se um refugiado LGBTI está no país sob esta condição, tem o direito de ter sua família ao seu lado, que também receberá a proteção e a condição de refugiado. Ocorre que os refugiados LGBTI fogem de seus países justamente porque lá eles não são reconhecidos como casal, não tem direitos, sofrem perseguição e violências severas. Quando chegam na Europa, por não terem certidão de casamento, são separados de seus amores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patricia Cristina Vasques de Souza Gorisch, Universidade Católica de Santos

Mestre em Direito Internacional.Professora e pesquisadora da Universidade Católica de Santos. Membro do Grupo de Pesquisa em Direitos Humanos e Vulnerabilidades da Universidade Católica de Santos e membro da Cátedra Sergio Vieira de Mello.

Downloads

Publicado

2016-09-05

Como Citar

Gorisch, P. C. V. de S. (2016). A família LGBTI na perspectiva do direito internacional dos refugiados. Revista Do Direito, (50), 71-80. https://doi.org/10.17058/rdunisc.v3i50.8563

Edição

Seção

Migrações Internacionais e Direitos Humanos