As práticas restaurativas como meio eficaz de solução dos conflitos escolares envolvendo o bullying
DOI:
https://doi.org/10.17058/rjp.v9i2.13262Palavras-chave:
Bullying, Práticas Restaurativas, EscolasResumo
Diante da proporção que tomou o bullying dentro das escolas foi promulgada em 2015 a Lei nº 13.185 que institui o Programa de Combate à Intimidação Sistemática (Bullying), trazendo em seus artigos entre outros objetivos a procura por não punir o agressor, buscando meios alternativos de responsabilização pelos seus atos. Diante disso, questionou-se no presente artigo a possibilidade de implantação das Práticas Restaurativas como meio de prevenir e trabalhar soluções para casos de bullying dentro das escolas, visto que, primam não pela punição, mas pela reconstrução das relações. Objetivou-se nesta pesquisa analisar a possibilidade de aplicar as Práticas Restaurativas enquanto política pública de conscientização, prevenção e enfrentamento a condutas que sejam intimidadoras aos alunos, com a participação ativa de professores e de toda a comunidade acadêmica nesse processo, realizar uma breve análise sobre o conceito de bullying nas escolas enquanto fenômeno em constante transformação, essencialmente na era da globalização e estudar a Lei nº 13.185/2015 a partir de suas nuances e perspectivas jurídicas e sociais na sociedade brasileira. Utilizou-se para isso o método de abordagem indutivo e como técnicas de pesquisa a bibliográfica e documental. Deste modo, constatou-se que a Justiça Restaurativa através de suas Práticas Restaurativas, é eficaz para trabalhar esta violência de forma mais humana, criativa e sensível, buscando solucionar a violência sistemática dentro das escolas.Downloads
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Publicado
2019-07-06
Como Citar
Santos, M. F., & Moraes da Costa, M. M. (2019). As práticas restaurativas como meio eficaz de solução dos conflitos escolares envolvendo o bullying. Revista Jovens Pesquisadores, 9(2), 3-14. https://doi.org/10.17058/rjp.v9i2.13262
Edição
Seção
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS