Sortilégio - Estética e subjetivação do sujeito negro em Abdias do Nascimento

Autores

  • Antônio Lopes Filho Unisc - Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Mozart Linhares da Silva Docente do Departamento de História e Geografia e pesquisador no PPGEDU da Universidade de Santa Cruz do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.17058/rjp.v9i2.13387

Palavras-chave:

Movimento Negro, Subjetivação, Estética, Abdias do Nascimento, Sortilégio

Resumo

Este artigo é constituído de um recorte temático a partir dos estudos junto ao projeto de pesquisa intitulado “Biopolítica, educação e (des)construção do sujeito negro no Brasil pós-abolição (1888-1945)”, desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação (mestrado e doutorado) da Universidade de Santa Cruz do Sul e coordenado pelo professor Dr. Mozart Linhares da Silva. O objetivo geral que norteou o projeto e, posteriormente, a construção deste trabalho, visa identificar a proposição de uma estética negra forjada a partir da década de 60 com a dramaturgia presente no “Teatro Experimental Negro” (TEN) de Abdias do Nascimento, homem negro, filósofo e um dos principais expoentes culturais e políticos do Movimento Negro. Propõe-se pensar a arte, no caso a dramaturgia do TEN, como um dispositivo implicado nos processos de subjetivação, sobretudo em seus “efeitos” nas estratégias de resistência dos sujeitos negros. Problematiza-se, nesse sentido, o quanto o teatro de Abdias influenciou o desejo e a estética da negritude no Brasil, uma das pautas da militância da época, e em que medida a arte deu conta de servir de lugar de sustentação desses discursos. Para tanto, tomamos como corpus analítico da pesquisa a obra dramatúrgica de Abdias, “Sortilégio – Mistério Negro”, de 1951.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antônio Lopes Filho, Unisc - Universidade de Santa Cruz do Sul

Psicologia - Unisc

Mozart Linhares da Silva, Docente do Departamento de História e Geografia e pesquisador no PPGEDU da Universidade de Santa Cruz do Sul.

Possui graduação (PUCRS-1993), mestrado (PUCRS-1996), doutorado pela PUCRS com extensão da Universidade de Coimbra (2001) e pós-doutorado em Educação, ênfase em Estudos Culturais e Estudos Foucaultianos, pela UFRGS (2014). É adjunto III da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), onde atua desde 1998. É professor-pesquisador no Programa de Pós-graduação em Educação (mestrado e doutorado) ? PPGEDU, onde atua como membro da Linha de Pesquisa Educação, Cultura e Produção de Sujeitos, e no Departamento de História e Geografia da UNISC. Tem experiência nas áreas de História, com ênfase em História das Ideias, atuando principalmente nos seguintes temas: Biopolítica e educação no Brasil, Estudos Culturais e educação, Estudos Foucaultianos, História da Educação, Etnicidade e Educação e Raça, racismo e branquitude. É líder do Grupo de Pesquisa CNPq/UNISC Identidade e Diferença na Educação.

Downloads

Publicado

2019-07-06

Como Citar

Lopes Filho, A., & Linhares da Silva, M. (2019). Sortilégio - Estética e subjetivação do sujeito negro em Abdias do Nascimento. Revista Jovens Pesquisadores, 9(2), 48-56. https://doi.org/10.17058/rjp.v9i2.13387

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS