Sortilégio - Estética e subjetivação do sujeito negro em Abdias do Nascimento
DOI:
https://doi.org/10.17058/rjp.v9i2.13387Keywords:
Movimento Negro, Subjetivação, Estética, Abdias do Nascimento, SortilégioAbstract
Este artigo é constituído de um recorte temático a partir dos estudos junto ao projeto de pesquisa intitulado “Biopolítica, educação e (des)construção do sujeito negro no Brasil pós-abolição (1888-1945)”, desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação (mestrado e doutorado) da Universidade de Santa Cruz do Sul e coordenado pelo professor Dr. Mozart Linhares da Silva. O objetivo geral que norteou o projeto e, posteriormente, a construção deste trabalho, visa identificar a proposição de uma estética negra forjada a partir da década de 60 com a dramaturgia presente no “Teatro Experimental Negro” (TEN) de Abdias do Nascimento, homem negro, filósofo e um dos principais expoentes culturais e políticos do Movimento Negro. Propõe-se pensar a arte, no caso a dramaturgia do TEN, como um dispositivo implicado nos processos de subjetivação, sobretudo em seus “efeitos” nas estratégias de resistência dos sujeitos negros. Problematiza-se, nesse sentido, o quanto o teatro de Abdias influenciou o desejo e a estética da negritude no Brasil, uma das pautas da militância da época, e em que medida a arte deu conta de servir de lugar de sustentação desses discursos. Para tanto, tomamos como corpus analítico da pesquisa a obra dramatúrgica de Abdias, “Sortilégio – Mistério Negro”, de 1951.Downloads
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Published
2019-07-06
How to Cite
Lopes Filho, A., & Linhares da Silva, M. (2019). Sortilégio - Estética e subjetivação do sujeito negro em Abdias do Nascimento. Revista Jovens Pesquisadores, 9(2), 48-56. https://doi.org/10.17058/rjp.v9i2.13387
Issue
Section
CIÊNCIAS HUMANAS