A MUSICALIDADE E O MODO DE SER MBYÁ-GUARANI

Autores

Palavras-chave:

Identidade. Musicalidade Mbyá-Guarani. Modo de ser Mbyá-Guarani

Resumo

O presente artigo busca compreender a identidade, ou seja, o modo de ser Mbyá-Guarani por intermédio da sua musicalidade, valendo-se de uma revisão bibliográfica de produções acadêmicas tanto da História, quanto da Antropologia. Com base nos diálogos estabelecidos entre as duas áreas, constatou-se a centralidade que a musicalidade Mbyá-Guarani possui na constituição desse modo de ser, como um princípio vital de manutenção da vida terrena, relacionada sobretudo com a espiritualidade, reavivamento e ressignificação de algumas práticas tradicionais. Além disso, no decorrer da pesquisa foi possível analisar, em parte, como a historiografia vem abordando a musicalidade indígena. Essas discussões são abordadas no decorrer do artigo, de forma a demonstrar as especificidades da musicalidade Mbyá-Guarani, que permeiam todo um modo de vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Antonio Moraes do Nascimento, Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil.

Professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e dos Cursos de História e Geografia da Universidade de Santa Cruz do Sul. Doutor em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. E-mail: josenasc@unisc.br

Jaqueline Cezar Tavares Freire, Universidade de Santa Cruz do Sul

Graduada em História

Downloads

Publicado

2021-12-22

Como Citar

Nascimento, J. A. M. do, & Freire, J. C. T. (2021). A MUSICALIDADE E O MODO DE SER MBYÁ-GUARANI. Revista Jovens Pesquisadores, 11(2), 65-79. Recuperado de https://online.unisc.br/seer/index.php/jovenspesquisadores/article/view/16244

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS