APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS: UMA PERSPECTIVA DO ENSINO DA MATEMÁTICA PARA O ENEM

Autores

  • Matheus Mello da Silva Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
  • HÉLIO AFONSO ETGES UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL
  • MARCIA ADRIANA DE OLIVEIRA UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL

DOI:

https://doi.org/10.17058/rjp.v13i2.18451

Palavras-chave:

Aprendizagem baseada em problemas, Metodologias ativas, ENEM, Ensino da matemática

Resumo

O presente artigo busca ressaltar a importância da Matemática, do seu ensino e a aplicação de metodologias ativas para a preparação de alunos do Ensino Médio que desejam realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Para isso foi realizada uma oficina a partir do projeto Conexões UNISC, setor vinculado à Pró-Reitoria Acadêmica da Universidade de Santa Cruz do Sul. O curso de Matemática Licenciatura Plena, inserido no Projeto, realiza a oficina A Matemática para o ENEM. Ela objetiva identificar as dificuldades apresentadas pelos estudantes nos conteúdos cobrados no Exame Nacional do Ensino Médio. O desenvolvimento do trabalho está centralizado em materiais didático-pedagógicos elaborados pelo bolsista e professores, ancorado em recursos tecnológicos como vídeos para a aplicação de atividades da oficina e na resolução de problemas. Fundamentada em uma proposta de modelo teórico-prático de atividades, a oficina apropria-se de uma das metodologias ativas, que é a de aprendizagem baseada em problemas. Com seu uso junto a turmas de alunos do Ensino Médio em 8 escolas da região de Santa Cruz do Sul, notou-se a mudança na compreensão e resolução de questões de Matemática no ENEM. Também o papel do docente e a diversificação na metodologia adotada para suas aulas garante uma melhora na participação dos discentes e estimula a autoaprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

HÉLIO AFONSO ETGES , UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL

Possui graduação em Faculdade dos Meios de Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1985) e mestrado em Mestrado em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1997). Atualmente é professor 20 horas/tempo parcial da Universidade de Santa Cruz do Sul. Assumiu a subcoordenação do curso de Comunicação na Unisc nos anos 2012-2013. Foi coordenador do curso de Comunicação Social da Unisc nos biênios 2014/2015 e 2016/2017. Coordenou as atividades da Expocom na Intercom Sul 2013 e integrou a coordenação geral da Intercom Sul 2013, realizada na Unisc, Santa Cruz do Sul. É professor no curso Superior de Tecnologia em Fotografia na área da ética. É professor no curso de Aperfeiçoamento em Assessoria Política, também na área da ética. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Ética e Legislação em Comunicação e atua principalmente nos seguintes temas: jornalismo impresso, notícia, pauta, história do jornalismo, ética na comunicação social. Em 2018 passou a integrar o projeto de Extensão "Conexão Escola e Universidade: sujeitos, ações e saberes", na Unisc. Em 2021 passou a atuar no projeto Feira de Ciências - Inovação e Sustentabilidade, na Comissão de Divulgação.

MARCIA ADRIANA DE OLIVEIRA , UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de Santa Maria (1995), especialização em Matemática (1998) e mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Foi Coordenadora do Curso de Matemática Licenciatura da Universidade de Santa Cruz do Sul no período de 2012 a 2015, atuou como subchefe do Departamento de Matemática. Atualmente é professora no ensino de graduação e Coordenadora do PIBID-Subprojeto Matemática. Tem experiência na área de Formação de Professores de Matemática na forma presencial e EAD.

Referências

REFERÊNCIAS

ALMEIDA, L. A. et al. A Importância das disciplinas de Matemática e Física no ENEM: Percepção dos Alunos do Curso Pré-Universitário da UFPB Litoral Norte, 2013. Disponível em: <http://www.prac.ufpb.br/enex/trabalhos/4CCAEDEDFLUEX2013818.pdf>. Acesso em: 17 mar. 2023.

AMORIELLE, I. S. Matemática no ensino médio e o ENEM. 2018. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Coordenação dos Cursos de Graduação em Matemática, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Universidade Federal de Santa Catarina, 2018. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/192497/TCC-Isabelle%20Amorielle.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 23 mar. 2023.

BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Ciências da Natureza e Matemática e suas tecnologias. Brasília: MEC/EM, 1997.

BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Matemática. Ensino Fundamental. Terceiro e quarto ciclos. Brasília: MEC/SEF, 1997.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Relatório Nacional Pisa 2012. Brasília: Inep, 2013. Disponível em: <http://download.inep.gov.br/acoes_internacionais/pisa/resultados/2014/relatorio_nacion al_pisa_2012_resultados_brasileiros.pdf>. Acesso em: 15 mar. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2013.

BRASIL. Ministério da Educação. ENEM Documento Básico. Brasília: INEP, 2002.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio Parte III: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC, 2000.

D’AMBROSIO, U. Transdisciplinaridade. São Paulo: Palas Athena, 1997.

EVES, H. Introdução à história da matemática. Tradução Hygino H. Domingues. 5. ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 20 11.

FIORENTINI, D. Alguns modos de ver e conceber o ensino da matemática no Brasil. In Revista Zetetiké. Universidade Estadual de Campinas. Campinas. Ano 3, n. 4, p. 1-38, 1995.

FONSECA, M. C. F. R. Por que ensinar Matemática. Presença Pedagógica, Belo Horizonte, v.1, n. 6, mar/abril, 1995.

MAMEDE, S. Aprendizagem baseada em problemas: características, processos e racionalidade. In: MAMEDE, S.; PENAFORTE, J. (org.). Aprendizagem baseada em problemas: anatomia de uma nova abordagem educacional. Fortaleza: Hucitec, 2001. p. 25-48.

RIBEIRO, L. R. C. Aprendizado baseado em problemas. São Carlos: UFSCAR; Fundação de Apoio Institucional, 2008.

SARAIVA, W. P. et al. Raciocínio lógico e seu desenvolvimento a partir da lógica matemática. V CONEDU, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2018/TRABALHO_EV117_MD4_SA13_ID5473_11092018083507.pdf>. Acesso em: 11 mar. 2023.

VERAS, W. S. et al. Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM): Conteúdo matemático mais abordado e suas dificuldades. Research, Society and Development, v. 10, n. 6, 2021.

VITTI, C. M. Matemática com Prazer. São Paulo: UNIMEP, 1996.

ZALUSKI, F. C.; OLIVEIRA, T. D. D. Metodologias ativas: uma reflexão teórica sobre o processo de ensino e aprendizagem. In Congresso Internacional de Educação e Tecnologias, 2018.

Downloads

Publicado

2024-01-06

Como Citar

Mello da Silva, M., AFONSO ETGES, H. ., & ADRIANA DE OLIVEIRA , M. (2024). APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS: UMA PERSPECTIVA DO ENSINO DA MATEMÁTICA PARA O ENEM. Revista Jovens Pesquisadores, 13(2), 23-34. https://doi.org/10.17058/rjp.v13i2.18451

Edição

Seção

CIÊNCIAS EXATAS, DA TERRA E ENGENHARIAS