INTERNACIONALIZAÇÃO E INTEGRAÇÃO ACADÊMICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA PARTICIPAÇÃO DE ESTUDANTES ESTRANGEIRAS EM PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO E SAÚDE PRISIONAL

Autores

  • Isabela Frighetto Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Eduarda Gassen Boeira Biomédica pela Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Victor Göttems Vendrusculo Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Noémie Peeters Biomédica formada pela Universidade KU Leuven
  • Inga Aalberg Rostvold Acadêmica do curso de Medicina a universidade The Arctic University of Norway
  • Camilo Darsie Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Pauline Schwarzbold Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Lia Gonçalves Possuelo Universidade de Santa Cruz do Sul

DOI:

https://doi.org/10.17058/rjp.v13i2.18565

Palavras-chave:

Saúde prisional, Educação em saúde, Intercâmbio, Internacionalização acadêmica

Resumo

A internacionalização do ensino superior é um movimento relevante para o desenvolvimento da educação, da pesquisa e da extensão. Esse fenômeno é caracterizado pela interconexão global no que diz respeito ao impulsionamento da formação de profissionais capazes de atuar em diferentes contextos culturais. A internacionalização pode assumir diferentes formas, sendo uma delas os programas de mobilização estudantil, que promovem trocas culturais e científicas em processos de intercâmbio. Objetivo: Descrever a experiência vivenciada por estudantes da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) na recepção e acompanhamento de intercambistas da Bélgica e Noruega. Método: Relato de experiência das atividades desenvolvidas durante 4 semanas, compreendidas entre julho e agosto de 2022, período em que foram recebidas na UNISC duas estudantes estrangeiras. As atividades foram compartilhadas entre os membros da Federação Internacional das Associações dos Estudantes de Medicina do Brasil e do Núcleo de Estudos e Pesquisas com Foco no Sistema Prisional. Resultados: Foram realizadas aulas abertas apresentadas por estudantes e docentes brasileiros e, também, pelas visitantes sobre sistemas de saúde, políticas públicas de saúde e sistemas prisionais dos países envolvidos. Ainda, foram realizadas visitas aos presídios da região para a coleta de swabs orais para testagem de hepatite C, análise de amostras biológicas, apoio à realização do diagnóstico da covid-19 no TecnoUnisc e visita a outros projetos de pesquisa e extensão. Conclusão: A parceria entre projetos de pesquisa e de extensão mostrou-se um incentivo à promoção de atividades acadêmicas mobilização estudantil, proporcionando oportunidades únicas de compartilhamento de informações e vivências internacionais.

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Referências

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Publicado

2023-12-18

Como Citar

Frighetto, I., Gassen Boeira, E. ., Göttems Vendrusculo, V. ., Peeters, N. ., Aalberg Rostvold, I. ., Darsie, C. ., Schwarzbold, P. ., & Gonçalves Possuelo, L. . (2023). INTERNACIONALIZAÇÃO E INTEGRAÇÃO ACADÊMICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA PARTICIPAÇÃO DE ESTUDANTES ESTRANGEIRAS EM PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO E SAÚDE PRISIONAL. Revista Jovens Pesquisadores, 13(2), 45-54. https://doi.org/10.17058/rjp.v13i2.18565

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS