CONSTRUIR AUTONOMIA E APRENDIZADO:

REFLEXÕES A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA NO PROJETO ESCOLA INCLUSIVA

Autores

  • Jodéli Fabiana Dreissig Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Cleidi Lovatto Pires Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Carla Lavinia Pacheco da Rosa Universidade de Santa Cruz do Sul

DOI:

https://doi.org/10.17058/rjp.v13i1.18568

Palavras-chave:

Escola , Inclusão , Transtorno do Espectro Autista , Autonomia

Resumo

O presente artigo origina-se a partir de uma experiência em inclusão escolar, ocorrida no ano de 2022 no Projeto Escola Inclusiva. O projeto aconteceu em um conjunto de escolas municipais de Ensino Fundamental de Santa Cruz do Sul, em parceria entre a Prefeitura Municipal - Secretaria Municipal de Educação e a Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul (APESC), mantenedora da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). O objetivo central é oportunizar uma educação inclusiva mediante acompanhamento de estagiários, visando promover inclusão e ao mesmo tempo qualificação de futuros profissionais atuantes na área. Este trabalho acadêmico aborda um processo de inclusão escolar de um estudante do terceiro ano do ensino fundamental, com Transtorno do Espectro Autista, o qual foi acompanhado diariamente em sala de aula por uma estagiária. A experiência buscou proporcionar processos de autonomia, escuta e respeito à experiência singular do estudante, buscando contribuir e facilitar a sua trajetória no ensino comum.

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Publicado

2023-07-11

Como Citar

Dreissig, J. F., Lovatto Pires, C. ., & Pacheco da Rosa, C. L. (2023). CONSTRUIR AUTONOMIA E APRENDIZADO: : REFLEXÕES A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA NO PROJETO ESCOLA INCLUSIVA. Revista Jovens Pesquisadores, 13(1), 55-66. https://doi.org/10.17058/rjp.v13i1.18568

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS