TRILHAS DE APRENDIZAGEM: UMA REINVENÇÃO NAS LICENCIATURAS DA UNISC

Autores

  • Sergio Celio Klamt
  • Juliany Silva Leão
  • Erick Bastos Moraes
  • Camile Mueller
  • Paloma Goelzer Ritzel
  • Guilherme Sezra Ramos

DOI:

https://doi.org/10.17058/rjp.v13i2.18619

Palavras-chave:

Trilhas de Aprendizagem, Metodologias Ativas, Formação de Professores

Resumo

Em 2022, a Universidade de Santa Cruz do Sul adotou uma nova estrutura curricular para suas licenciaturas, com destaque para as Trilhas de Aprendizagem. Nesse contexto, este trabalho analisa a primeira Trilha de Aprendizagem do curso de Licenciatura em Matemática, realizada no 1º semestre de 2022, que utilizou metodologias baseadas em projetos, narrativas e histórias em quadrinhos para substituir as tradicionais listas de exercícios e provas. As atividades desenvolvidas na Trilha 1, que incluem estudos mediados, estudos orientados e preparação para a prática pedagógica, estão organizadas em quatro grandes eixos temáticos: história da matemática, conjuntos numéricos, funções e educação financeira. Ao final de cada tema, os estudantes elaboram um produto relacionado ao conteúdo e sua aplicação no cotidiano. As Trilhas de Aprendizagem proporcionam uma experiência valiosa para o desenvolvimento das habilidades necessárias para o exercício profissional. Além disso, a inovação no ensino e o contato com diferentes profissionais do ambiente escolar capacitam os estudantes para a resolução de problemas no dia a dia na escola. Mesmo diante da falta de professores, há competitividade no mercado de trabalho, entretanto, com as Trilhas de Aprendizagem os futuros professores tendem a se destacar, pois serão preparados para enfrentar os desafios da educação e inovar em suas metodologias de ensino, contribuindo para a formação de uma educação de qualidade. Conclui-se que a primeira Trilha de Aprendizagem incentivou a reflexão sobre diferentes metodologias e a visualizar um horizonte de possibilidades em áreas que o raciocínio abstrato é necessário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

REFERÊNCIAS

BRASIL, Ministério da Educação, (1997). Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. Brasília, MEC/SEM.

DA SILVA, Jonas Laranjeira Saraiva et al. Matemática lúdica no ensino fundamental e médio. Educação em foco, 2013.

D'AMBROSIO, Ubiratan (Org.). O Ensino da Matemática no Brasil: Histórias e Perspectivas. São Paulo: Editora Unesp, 2002.

FONSECA, Maria da Conceição Ferreira Reis. Aprendizagem Significativa em Matemática: Teoria e Prática. São Paulo: Editora Autores Associados, 2018.

LOUREIRO, Margareth. Como Desenvolver Metodologias Criativas e Inovadoras para Sala de Aula. 2021. Disponível em https://ensinotec.com/ebook.

MOL, Rogério Santos. Introdução à história da matemática. Belo Horizonte: CAED-UFMG, 2013. 138 p.

NASCIMENTO, Edvaldo Lopes; SCHIMIGUEL, Juliano. Referenciais Teórico-Metodológicos: Sequenciais Didáticas com Tecnologias no Ensino de Matemática na Educação Básica. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 8, n. 2, p. 115-126, 2017.

NASCIMENTO, Inez Pereira do; D'AMBROSIO, Ubiratan. Educação Matemática Crítica: A Questão da Inovação. São Paulo: Cortez, 2012.

PRADO, Maria Elisabette Brisola Brito; SCHROEDER, Nilva. Educação Matemática na Educação Infantil: O Jogo e a Brincadeira no Processo de Ensino e Aprendizagem. São Paulo: Editora Pearson, 2016. 200 p.

PONTES, Edel Alexandre Silva. HIPERMAT –Hipertexto Matemático: Uma ferramenta no ensino-aprendizagem da matemática na educação básica. Psicologia & Saberes, v. 2, n. 2, 2013.

SAMPAIO, Maria Lúcia Pessoa; BISOGNIN, Eleni. Matemática para Todos: Reflexões e Práticas Inovadoras. São Paulo: Editora Átomo, 2019. 120 p.

Downloads

Publicado

2024-01-06

Como Citar

Klamt, S. C., Silva Leão, J. ., Bastos Moraes, E. ., Mueller, C. ., Goelzer Ritzel, P. ., & Sezra Ramos, G. . (2024). TRILHAS DE APRENDIZAGEM: UMA REINVENÇÃO NAS LICENCIATURAS DA UNISC. Revista Jovens Pesquisadores, 13(2), 35-44. https://doi.org/10.17058/rjp.v13i2.18619

Edição

Seção

CIÊNCIAS EXATAS, DA TERRA E ENGENHARIAS