TRILHAS DE APRENDIZAGEM: UMA REINVENÇÃO NAS LICENCIATURAS DA UNISC
DOI:
https://doi.org/10.17058/rjp.v13i2.18619Palavras-chave:
Trilhas de Aprendizagem, Metodologias Ativas, Formação de ProfessoresResumo
Em 2022, a Universidade de Santa Cruz do Sul adotou uma nova estrutura curricular para suas licenciaturas, com destaque para as Trilhas de Aprendizagem. Nesse contexto, este trabalho analisa a primeira Trilha de Aprendizagem do curso de Licenciatura em Matemática, realizada no 1º semestre de 2022, que utilizou metodologias baseadas em projetos, narrativas e histórias em quadrinhos para substituir as tradicionais listas de exercícios e provas. As atividades desenvolvidas na Trilha 1, que incluem estudos mediados, estudos orientados e preparação para a prática pedagógica, estão organizadas em quatro grandes eixos temáticos: história da matemática, conjuntos numéricos, funções e educação financeira. Ao final de cada tema, os estudantes elaboram um produto relacionado ao conteúdo e sua aplicação no cotidiano. As Trilhas de Aprendizagem proporcionam uma experiência valiosa para o desenvolvimento das habilidades necessárias para o exercício profissional. Além disso, a inovação no ensino e o contato com diferentes profissionais do ambiente escolar capacitam os estudantes para a resolução de problemas no dia a dia na escola. Mesmo diante da falta de professores, há competitividade no mercado de trabalho, entretanto, com as Trilhas de Aprendizagem os futuros professores tendem a se destacar, pois serão preparados para enfrentar os desafios da educação e inovar em suas metodologias de ensino, contribuindo para a formação de uma educação de qualidade. Conclui-se que a primeira Trilha de Aprendizagem incentivou a reflexão sobre diferentes metodologias e a visualizar um horizonte de possibilidades em áreas que o raciocínio abstrato é necessário.
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Referências
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