CAMINHOS DO SUS: AMPLIAÇÃO DE UMA TECNOLOGIA SOCIAL PARA ENFRENTAMENTO DAS INIQUIDADES EM SAÚDE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rjp.v14i1.19237

Palavras-chave:

Educação Popular em Saúde, Adolescência, Inclusão Social, Sistema Único de Saúde

Resumo

Este artigo trata do trabalho de ampliação do jogo de tabuleiro “Caminhos do SUS”, uma tecnologia social didática produzida pelo Grupo da Pesquisa sobre Adolescências (GRUPAD), da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), que visa promover educação popular em saúde com adolescentes escolares. De caráter descritivo, tem como objetivo apresentar o processo de construção de novas cartas no jogo, cujas temáticas são: racismo, pessoa com deficiência, LGBTQIAPN+fobia e bullying. A necessidade de ampliação foi reconhecida a partir de uma atividade de brainstorming com os aplicadores do jogo, na qual surgiu o entendimento da relevância do debate destas temáticas, tão implicadas e atreladas às vivências dos jovens. A primeira carta relata uma situação corriqueira de racismo em ambiente escolar, produtora de prejuízos psicossociais. Na segunda, o tema da pessoa com deficiência compreende as vivências de um sujeito cada vez mais presente em nossa sociedade, que merece inclusão e acolhimento:  o autista. Na carta sobre LGBTQIAPN+fobia é refletido sobre um caso de violência que é comum, oriundo de discriminações e preconceitos a essa população segregada e marginalizada. Por último é retratado um caso de bullying escolar, problemática presente entre adolescentes, a qual é produtora de sofrimentos. As narrativas inseridas são articuladas com os serviços de saúde do território, visando compartilhar conhecimento quanto ao funcionamento destes, em relação a essas temáticas.

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Publicado

2024-07-08

Como Citar

Royer Perini, I., Fabiana Dreissig, J., Weber de Vargas, A., Niandra da Silva, K., da Silva Pedroso, C., de Souza Machado, L., & Linhares Garcia, E. (2024). CAMINHOS DO SUS: AMPLIAÇÃO DE UMA TECNOLOGIA SOCIAL PARA ENFRENTAMENTO DAS INIQUIDADES EM SAÚDE. Revista Jovens Pesquisadores, 14(1), 46-59. https://doi.org/10.17058/rjp.v14i1.19237

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS