O processo de renormalização no trabalho de profissionais de enfermagem de um hospital do Vale do Rio Pardo, RS

Autores

  • Moacir Fernando Viegas Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC, Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul
  • Aline Caroline da Rosa Unisc
  • Vanderleia Ferreira Grasel Unisc

DOI:

https://doi.org/10.17058/rjp.v7i2.9318

Palavras-chave:

Educação e trabalho, Educação e saúde, Ergologia, Produção de saberes.

Resumo

O presente artigo analisa e discute as práticas educativas que ocorrem no trabalho de técnicas e enfermeiras de um hospital do Vale do Rio Pardo, com o objetivo de entender como estas trabalhadoras produzem saberes através de seu trabalho, a partir de um diálogo entre saberes formais e informais, o qual gera a necessidade de renormalizações por parte destas profissionais. O trabalho, nesta discussão, é visto pela teoria da ergologia. A pesquisa que resultou no estudo é de natureza qualitativa e os instrumentos de pesquisa utilizados foram entrevistas semiestruturadas, observações e anotações de campo. A análise gerou três principais categorias que nos auxiliam a compreender e explicar o processo de renormalização realizado pelas trabalhadoras, bem como as relações entre o trabalho prescrito e o trabalho real, sendo elas: a categoria do trabalho, educação formal e informal e a produção de saberes. Tais categorias possibilitaram perceber a distância entre o prescrito e o real, o uso de si feito pelas trabalhadoras, perceber seus saberes investidos e construídos a todo o momento, o que faz com que elas tenham consciência da necessidade de renormalizações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Moacir Fernando Viegas, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC, Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul

Possui graduação em Pedagogia Séries Iniciais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1989), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). Atualmente é professor adjunto da Universidade de Santa Cruz do Sul, atuando na graduação e na pós-graduação stricto sensu, fazendo parte, nessa última, da linha de pesquisa Educação, Trabalho e Emancipação, do mestrado em Educação. Os projetos de pesquisa em curso centram-se nas áreas de educação e trabalho e educação de jovens e adultos, na perspectiva do materialismo histórico e da teoria crítica.

Aline Caroline da Rosa, Unisc

Graduanda do Curso de Pedagogia na Universidade de Santa Cruz do Sul -UNISC. Atua como bolsista do Programa Institucional de Iniciação à Docência- PIBID e como bolsista de Iniciação Científica da Linha de Pesquisa Educação, Trabalho e Emancipação, do mestrado em Educação na Universidade de Santa Cruz do Sul.

Vanderleia Ferreira Grasel, Unisc

Graduanda em Pedagogia. Tem experiência na área de Educação Infantil, sendo estagiária na rede pública.

Downloads

Publicado

2017-07-06

Como Citar

Viegas, M. F., da Rosa, A. C., & Grasel, V. F. (2017). O processo de renormalização no trabalho de profissionais de enfermagem de um hospital do Vale do Rio Pardo, RS. Revista Jovens Pesquisadores, 7(2), 89-98. https://doi.org/10.17058/rjp.v7i2.9318

Edição

Seção

CIÊNCIAS HUMANAS