O processo de renormalização no trabalho de profissionais de enfermagem de um hospital do Vale do Rio Pardo, RS
DOI:
https://doi.org/10.17058/rjp.v7i2.9318Palavras-chave:
Educação e trabalho, Educação e saúde, Ergologia, Produção de saberes.Resumo
O presente artigo analisa e discute as práticas educativas que ocorrem no trabalho de técnicas e enfermeiras de um hospital do Vale do Rio Pardo, com o objetivo de entender como estas trabalhadoras produzem saberes através de seu trabalho, a partir de um diálogo entre saberes formais e informais, o qual gera a necessidade de renormalizações por parte destas profissionais. O trabalho, nesta discussão, é visto pela teoria da ergologia. A pesquisa que resultou no estudo é de natureza qualitativa e os instrumentos de pesquisa utilizados foram entrevistas semiestruturadas, observações e anotações de campo. A análise gerou três principais categorias que nos auxiliam a compreender e explicar o processo de renormalização realizado pelas trabalhadoras, bem como as relações entre o trabalho prescrito e o trabalho real, sendo elas: a categoria do trabalho, educação formal e informal e a produção de saberes. Tais categorias possibilitaram perceber a distância entre o prescrito e o real, o uso de si feito pelas trabalhadoras, perceber seus saberes investidos e construídos a todo o momento, o que faz com que elas tenham consciência da necessidade de renormalizações.Downloads
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Publicado
2017-07-06
Como Citar
Viegas, M. F., da Rosa, A. C., & Grasel, V. F. (2017). O processo de renormalização no trabalho de profissionais de enfermagem de um hospital do Vale do Rio Pardo, RS. Revista Jovens Pesquisadores, 7(2), 89-98. https://doi.org/10.17058/rjp.v7i2.9318
Edição
Seção
CIÊNCIAS HUMANAS