EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rjp.v11i2.16810

Resumo

A situação atual da economia tornou como algo necessário o mínimo de domínio e conhecimento sobre planejamento financeiro. Contudo, a população, em sua grande maioria, não consegue administrar suas finanças, reflexo da falta de orientação quando mais jovens. Percebe-se, nas crianças, a chance de formar indivíduos responsáveis, comprometidos, que consumam com consciência e que tenham uma boa relação com o dinheiro. Com o objetivo de melhorar a percepção que as crianças têm sobre o dinheiro, este projeto, denominado “A Importância da Educação Financeira Infantil”, visou esclarecer a importância da educação financeira para os pequenos cidadãos, buscando formas de trabalhar este tema de maneira acessível aos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. A metodologia do projeto constou com algumas etapas para seu desenvolvimento. A primeira, refere-se à aplicação de questionários com professores e alunos. Após, iniciou-se a contação de histórias da coleção “O Menino do Dinheiro”, atividade essa que foi desenvolvida antes do isolamento social em função do COVID-19. Através destes livros, buscou-se abordar de forma lúdica algumas situações que envolvam dinheiro direcionadas ao público infantil. Depois, foi confeccionado um cartaz, onde os alunos descreveram o que haviam aprendido durante a realização deste projeto. Para eles, através das conversas realizadas foi possível aprender: a economizar o dinheiro; utilizar o cofrinho, entre outros. Dessa forma, conclui-se que os objetivos do projeto foram alcançados. Foi possível sensibilizar os alunos da importância de ter uma relação saudável com o dinheiro. Além disso, a educação financeira mostrou-se ser um tema importantíssimo para trabalhar nas escolas.

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Publicado

2021-12-22

Como Citar

Dias, F., & Klamt, S. C. (2021). EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Jovens Pesquisadores, 11(2), 32-44. https://doi.org/10.17058/rjp.v11i2.16810

Edição

Seção

CIÊNCIAS EXATAS, DA TERRA E ENGENHARIAS