NEUROCIÊNCIA COGNITIVA COMO BASE PARA ANÁLISE DO PROCESSO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL, ATRAVÉS DA PROGRAMAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.17058/rjp.v4i2.4508Keywords:
programação, Pensamento Computacional, neurociência, abstraçãoAbstract
Os estudos no campo da Neurociência Cognitiva estão evoluindo e apontando-a como essencial para o entendimento da construção do conhecimento. Esta pesquisa faz parte da proposta do projeto Contribuição da Tecnologia Computacional para a Assistência Social e apoio do projeto de extensão Unisc - Inclusão Digital, desenvolvidos na Universidade de Santa Cruz do Sul e executados por docentes e estudantes do curso de Licenciatura em Computação. Como base teórica foram estudados conceitos da Neurociência Cognitiva e Abstração Reflexionante para a compreensão dos processos mentais e acompanhamento de resultados de aprendizagem do estudante, enquanto utiliza computador para programar em uma linguagem específica. A Metodologia contou com um Estudo de Caso, desenvolvido através de oficina de ensino de programação para adolescentes entre 14 e 17 anos, os quais não possuíam qualquer conhecimento prévio. Estes responderam a um teste do Método Clínico Piagetiano – MCP relacionado à memória implícita e explícita, adaptado para aplicação durante a utilização de linguagem de programação. Como resultado, observou-se que 83,34% dos participantes correspondeu à expectativa e apresentou características de abstração e consciência compatíveis com o nível cognitivo reflexivo. Neste sentido, afirma-se que a programação computacional é incentivo à cognição humana, contribui para o desenvolvimento do Pensamento Computacional, devendo ser inserida no ensino formal junto aos currículos escolares.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2014-09-03
How to Cite
Hinterholz, L. T., Pinto, C. G., Düren, G. M., Oliveira, T. R., Marques, S. G., Haetinger, W., & Cruz, M. E. J. K. da. (2014). NEUROCIÊNCIA COGNITIVA COMO BASE PARA ANÁLISE DO PROCESSO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL, ATRAVÉS DA PROGRAMAÇÃO. Revista Jovens Pesquisadores, 4(2). https://doi.org/10.17058/rjp.v4i2.4508
Issue
Section
CIÊNCIAS EXATAS, DA TERRA E ENGENHARIAS