CONTO E RECONTO: A PARÁFRASE EM SALA DE AULA
DOI:
https://doi.org/10.17058/rjp.v5i1.5873Keywords:
Linguística. Paráfrase. Leitura. Reprodução. Reformulação.Abstract
Originária do latim paraphrăsis (significando “a repetição de uma sentença”), a paráfrase constitui-se na recriação textual, tendo como suporte um texto-fonte, que recebe uma nova “aparência” dentro do discurso – embora ele mantenha a ideia inicial. Apresentamos neste trabalho resultados da pesquisa intitulada Leitura: o papel heurístico da paráfrase, desenvolvida entre acadêmicos do curso de Letras da UNISC nos anos de 2013 e 2014, com grupos de alunos iniciantes e finalistas do curso. Foram selecionados três textos de gêneros distintos (jornalístico, acadêmico e literário) para as leituras e posterior produção de paráfrases. As análises realizadas pelas alunas bolsistas embasaram-se nas propostas teóricas de Benveniste (categoria discurso x história), Bakhtin (polifonia x intertextualidade), Ducrot (as vozes textuais) e de Weinrich (o papel enunciativo dos tempos verbais); e ao final do estudo apontaram a importância da leitura e reprodução no processo para a reformulação do conhecimento. Apesar de as amostras encontradas apontarem grande quantidade de cópias e simples reproduções do material trabalhado, é inegável o papel da atividade de parafrasear para o desenvolvimento linguístico e cognitivo do aluno.Downloads
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Published
2015-05-01
How to Cite
de Borba, P. J., Barreto, S. R., & Flôres, O. C. (2015). CONTO E RECONTO: A PARÁFRASE EM SALA DE AULA. Revista Jovens Pesquisadores, 5(1). https://doi.org/10.17058/rjp.v5i1.5873
Issue
Section
CIÊNCIAS HUMANAS