Exílio: aproximações entre uma educação popular e clandestina
DOI:
https://doi.org/10.17058/rjp.v6i2.7304Keywords:
Exílio. Educação Popular. Educação Clandestina. Paulo Freire.Abstract
O presente artigo resulta do trabalho cooperativo entre os projetos Educação Clandestina e Traição: uma história da educação dos comunistas no Brasil da Guerra Fria e Educação Popular e Pesquisa Ação-Participante: respostas descoloniais no contexto de transmodernidade na América Latina, durante o ano de 2015. Tratamos aqui, das reflexões resultantes da análise das obras escritas pelo educador brasileiro Paulo Freire, durante o tempo em que permaneceu em exílio, no Chile. Sob o prisma desta experiência, expressa em Educação como prática da Liberdade e Pedagogia do Oprimido, buscamos compreender como ocorreu a aproximação de educação popular e clandestina vivenciada no movimento de alfabetização que ficou conhecido como os Círculos de Cultura, planejados e executados por Freire e outros educadores, em várias regiões do Brasil, entre meados dos anos de 1950 e início da década de 1960.Downloads
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Published
2016-10-31
How to Cite
Schulz, Ângela C., Oliveira, L. R. de, Silveira, Éder da S., & Moretti, C. Z. (2016). Exílio: aproximações entre uma educação popular e clandestina. Revista Jovens Pesquisadores, 6(2). https://doi.org/10.17058/rjp.v6i2.7304
Issue
Section
CIÊNCIAS HUMANAS