O PAPEL DO ESTADO E DA SOCIEDADE CIVIL NA ELABORAÇÃO DOS PLANOS ESTRATÉGICOS DE DESENVOLVIMENTO: O CASO DOS CONSELHOS REGIONAIS DE DESENVOLVIMENTO CELEIRO E NOROESTE COLONIAL

Autores

  • Daniele Grandotto Felipim Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ)
  • Caroline da Rosa Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ)
  • Vinícius Ribas Samuel dos Santos Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ)
  • Sérgio Luís Allebrandt Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (PPGDES/UNIJUÍ)

DOI:

https://doi.org/10.17058/rjp.v5i2.5710

Palavras-chave:

Desenvolvimento Regional. Planejamento Estratégico. Participação social. Sociedade civil. Conselhos Regionais de Desenvolvimento.

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar o processo de construção dos planos estratégicos de desenvolvimento nos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) Celeiro e Noroeste Colonial, descrevendo e analisando a dinâmica de participação da sociedade e do Estado nesses processos. O estudo enquadra-se como pesquisa interpretativa e qualitativa. Como estratégia metodológica foram utilizadas pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e entrevistas narrativas com atores sociais e agentes públicos e privados da região. Criados no início da década de 1990, os Coredes têm entre os seus principais objetivos o de formular e executar estratégias regionais, consolidando-as em planos de desenvolvimento regional. Com a realização do estudo constatou-se que ambos os Coredes apresentaram fragilidades na elaboração de seus planos. Da mesma forma, as entrevistas realizadas apontam para a necessidade de realização de um novo pacto regional antes da atualização dos atuais planos, se as regiões efetivamente quiserem assumir o processo e o seu resultado em todas as suas fases, especialmente nas de implementação e efetiva concretização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniele Grandotto Felipim, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ)

Aluna do Curso de Administração da UNIJUÍ Bolsista PIBIC/CNPq

Caroline da Rosa, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ)

Aluna do Curso de Administração da UNIJUÍ Bolsista PIBIC/CNPq

Vinícius Ribas Samuel dos Santos, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ)

Aluno do Curso de Ciências da Computação da UNIJUÍ Bolsista PIBIC/CNPq

Sérgio Luís Allebrandt, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (PPGDES/UNIJUÍ)

Doutor em Desenvolvimento Regional Professor Titular do PPGDES/UNIJUÍ

Downloads

Publicado

2015-08-13

Como Citar

Felipim, D. G., Rosa, C. da, Santos, V. R. S. dos, & Allebrandt, S. L. (2015). O PAPEL DO ESTADO E DA SOCIEDADE CIVIL NA ELABORAÇÃO DOS PLANOS ESTRATÉGICOS DE DESENVOLVIMENTO: O CASO DOS CONSELHOS REGIONAIS DE DESENVOLVIMENTO CELEIRO E NOROESTE COLONIAL. Revista Jovens Pesquisadores, 5(2). https://doi.org/10.17058/rjp.v5i2.5710

Edição

Seção

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS