Nova política editorial da revista Reflexão e Ação - UNISC
Prezados/as colaboradores/as da Revista Reflexão e Ação,
Ao longo de mais de três décadas de existência, a Reflexão e Ação tem se dedicado à promoção de ações permanentes voltadas à sua qualificação e aprimoramento. Reafirmando esse compromisso e visando a um planejamento editorial mais fluido e estratégico, informamos que, a partir de 2025, a revista passará a ser publicada em um único volume anual, com publicação em fluxo contínuo, à medida que os manuscritos forem concluindo todas as etapas do processo de submissão e avaliação por pares em sistema duplo cego. Os textos serão organizados como artigos de fluxo, respeitando a ordem de submissão e o escopo do periódico, bem como por dossiês temáticos, que poderão compor o volume anual em seções específicas.
Com esta mudança na política de gestão editorial, buscamos otimizar processos e tornar mais dinâmica a disponibilização dos artigos, publicando os aprovados à medida que forem sendo finalizados os processos de avaliação, leitura de prova e editoração. Essa medida, dentre outros aspectos, visa à redução do tempo de espera entre a aprovação e a publicação dos manuscritos, atendendo melhor à expectativa dos autores por celeridade na divulgação de seus trabalhos. Além disso, as publicações em fluxo contínuo tendem a ser mais rapidamente indexadas em bases de dados, o que contribui para que os artigos se tornem imediatamente acessíveis e citáveis, podendo, assim, aumentar o fator de impacto da revista.
A adoção da publicação contínua também representa um alinhamento com um modelo consolidado em periódicos internacionais e em muitas revistas brasileiras de referência, demonstrando o compromisso da Reflexão e Ação com a atualização de suas práticas editoriais. Outro benefício importante é a diminuição da pressão associada a prazos fixos de publicação quadrimestral, o que favorece uma gestão editorial mais eficiente e estratégica. A publicação contínua evita atrasos decorrentes da espera pelo fechamento de números, beneficiando diretamente a comunidade acadêmica envolvida com a revista — autores, pareceristas e leitores. Ademais, essa mudança facilita o uso de plataformas eletrônicas e sistemas de publicação automatizada, como o OJS/SEER, os quais favorecem a adoção do modelo contínuo, contribuindo para a modernização e a eficiência da gestão editorial como um todo.
Aproveitamos para convidar a todos e todas a visitarem o site da Reflexão e Ação, conhecerem as novidades e submeterem seus trabalhos. Será uma alegria continuar contando com a valiosa colaboração de vocês nesse novo momento da revista.
Cordialmente,
Equipe Editorial — Reflexão e Ação