Identidades de professores música: narrativas de acordeonistas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v27i1.11340

Palavras-chave:

Educação Musical, professores de instrumento, acordeom, Crise de identidades.

Resumo

No artigo analisou-se características identitárias na formação de cinco professores de acordeom de cinco distintas cidades do Rio Grande do Sul. Para isso, apoiou-se em teorias que abordam a formação de professores de música e na teoria da mutação identitária apresentada por Dubar (2009). O estudo se caracteriza como qualitativo e as narrativas foram coletadas por meio de entrevistas semi-estruturadas fazendo uso da História Oral. Na discussão teórica é apresentada uma interpretação das narrativas destacando traços identitários estudados por Dubar(2009). Dentro das instituições que o autor analisa como estando em crise, destacam-se nos dados a questão de família, essa mais como legado de tradição do que crise, questões de gênero, trabalho e religião. Pela análise da crise das identidades pretende-se contribuir para o debate sobre sociologia da Educação Musical focalizado na formação de professores de instrumentos, estando aqui a principal relevância deste trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Douglas Rodrigo Bonfante Weiss, Universidade Federal de Santa Maria

Possui Licenciatura Plena em Música é Mestre e Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria. Atua como professor de acordeom e pesquisador na Área da Educação Musical nos seguintes temas: formação de professores e ensino de acordeom.

Ana Lúcia Louro, Universidade Federal de Santa Maria

Ana Lúcia de Marques e Louro-Hettwer. Possui graduação em Bacharelado em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991), mestrado em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995) e doutorado em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Santa Maria.

Publicado

2019-01-02

Como Citar

Weiss, D. R. B., & Louro, A. L. (2019). Identidades de professores música: narrativas de acordeonistas. Reflexão E Ação, 27(1), 85-101. https://doi.org/10.17058/rea.v27i1.11340

Edição

Seção

Artigos do Fluxo