O PROCESSO FORMATIVO DO SUJEITO: GOVERNAMENTALIDADE E MODOS DE SUBJETIVAÇÃO COMO PROCESSO DE SINGULARIZAÇÃO A PARTIR DO CUIDADO DE SI

Autores

  • Fernanda Antônia Barbosa de Mota Universidade Federal do Piauí (UFPI)

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v26i2.11365

Palavras-chave:

Educação das Relações Étnico-Raciais, Ensino Fundamental, Experiências Escolares.

Resumo

O presente estudo visa investigar a relação entre as noções de sujeito, governamentalidade e subjetivação no pensamento foucaultiano. Inicialmente, discorre sobre o modo como o processo formativo do sujeito está atrelado às relações de poder a partir das tecnologias educacionais. Em seguida, mostra como o sujeito pode se constituir, sendo que ao mesmo tempo em que se assujeita, também cria modos de subjetivação a partir de técnicas de si. Posteriormente, trata das noções foucaultiana de práticas de si, que implicam na assunção das noções de cuidado de si e parrhesía . O aporte teórico de nosso estudo baseia-se em autores como: Foucault (2004; 2012; 2013a; 2013b), Deleuze (1992; 2005), Aspis (2011), Pagni (2011; 2012), Kohan (2000; 2008), Muchail (2004; 2011), Freitas (2012), dentre outros. Finalmente, o estudo evidencia que através da criação dos modos de subjetivação podemos experimentar outro modo de viver e resistir ao buscar nas técnicas de si essa transformação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Antônia Barbosa de Mota, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Doutora em Educação (UFPI) Departamento de Fundamentos da Educação - DEFE Professora de Filosofia da Educação (UFPI)

Downloads

Publicado

2018-05-02

Como Citar

Mota, F. A. B. de. (2018). O PROCESSO FORMATIVO DO SUJEITO: GOVERNAMENTALIDADE E MODOS DE SUBJETIVAÇÃO COMO PROCESSO DE SINGULARIZAÇÃO A PARTIR DO CUIDADO DE SI. Reflexão E Ação, 26(2), 27-42. https://doi.org/10.17058/rea.v26i2.11365

Edição

Seção

Dossiê Temático: Educação, Cultura e Produção de Sujeitos