O BANHEIRO COMO ESPAÇO POLÍTICO DE GÊNERO

Autores

  • Alfrancio Ferreira Dias Universidade Federal de Sergipe - UFS
  • Fabio Zoboli Universidade Federal de Sergipe - UFS
  • Adriana Lohanna dos Santos Rede Municipal de Educação de Lagarto - SE.

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v26i2.11734

Palavras-chave:

Corpo, Gênero, Política, Transexualidade.

Resumo

Os usos do corpo implicam uma territorialização política dos espaços. Posto isso, o presente artigo objetiva, a partir dos corpos de estudantes transexuais da Universidade Federal de Sergipe (UFS), analisar o banheiro como espaço político de gênero, por meio de um estudo qualitativo com base em entrevistas narrativas feitas com sete estudantes transexuais de cursos de graduação da UFS. Como resultado, tem-se a percepção de que estudantes transexuais lidam com dificuldades, situações de preconceito e, além disso, precisam encontrar estratégias para utilizar o banheiro na universidade. Frente aos resultados da pesquisa, visualiza-se a necessidade da superação da demarcação e governo de gênero pautada numa política que não mais estabeleça um sujeito de identidade fixa, mas que abarque a pluralidade dos corpos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alfrancio Ferreira Dias, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Doutor em Sociologia, Professor do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe. Rua Fátima Maria Chagas, 480, Condomínio Bellagio Residence, BL 02, Apat. 106, Bairro Jabutiana, Aracaju, SE, 49095-793. E-mail: diasalfrancio@gmail.com.

Fabio Zoboli, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Pós-doutorando em Educação do corpo pela Universidad Nacional de La Plata (UNLP) - Argentina. Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia - UFBA. Professor do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Sergipe - UFS. Professor do Programa de Pós-graduação em Educação da UFS (PPGED). Membro do grupo de pesquisa "corpo e política". Rua Rosalina, 80, Condomínio Luzes do Farol, Bloco Pacifico, Aptm 302, Bairro Farrolândia. Aracaju, SE, 49032-150

Adriana Lohanna dos Santos, Rede Municipal de Educação de Lagarto - SE.

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe, Ativista Trans e Professora de educação básica. Rua Via Férrea 85B, Condomínio Alamedas Jardins, BL 12, Apart. 108, Bairro Inácio Barbosa, Aracaju, SE, 49040-690.

Downloads

Publicado

2018-05-02

Como Citar

Dias, A. F., Zoboli, F., & dos Santos, A. L. (2018). O BANHEIRO COMO ESPAÇO POLÍTICO DE GÊNERO. Reflexão E Ação, 26(2), 165-181. https://doi.org/10.17058/rea.v26i2.11734

Edição

Seção

Dossiê Temático: Educação, Cultura e Produção de Sujeitos