UMA HISTÓRIA DO SUJEITO

Autores

  • José Luís Schifino Ferraro Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Marcos Villela Pereira

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v27i1.12687

Palavras-chave:

Sujeito, Subjetivação, História do sujeito, Filosofia Moderna.

Resumo

Considerando a importância da construção da noção de sujeito operada a partir da Filosofia Moderna, o presente ensaio busca (re)construir uma possibilidade histórica para o mesmo a partir de aportes teóricos da filosofia, da sociologia e da psicanálise. Não se trata aqui de escrever uma história definitiva do sujeito, mas de apontar a diversidade de pensamentos em torno das possibilidades para a sua emergência no entrecruzamento desses três campos do saber. Se é na modernidade que a discussão sobre o sujeito emerge, é na contemporaneidade que passam a ser ampliados e discutidos elementos que dizem respeito aos processos de subjetivação, de tornar-se o sujeito da experiência. Assim, desde a cisão cartesiana entre res cogitans e res extensa, até a perspectiva nietzscheana do sujeito em toda sua vontade de potência, o presente trabalho pretende ilustrar as contribuições de autores das referidas áreas para a compreensão do que este sujeito pode devir-a ser.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Luís Schifino Ferraro, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutor em Educação. Professor dos Programas de Pós-graduação em Educação e Educação em Ciências e Matemática da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Marcos Villela Pereira

Doutor em Educação. Professor dos Programa de Pós-graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Downloads

Publicado

2019-01-02

Como Citar

Ferraro, J. L. S., & Pereira, M. V. (2019). UMA HISTÓRIA DO SUJEITO. Reflexão E Ação, 27(1), 4-18. https://doi.org/10.17058/rea.v27i1.12687

Edição

Seção

Artigos do Fluxo