EDUCAÇÃO E MOBILIDADE PROFISSIONAL NA DIÁSPORA ATLÂNTICA
DOI:
https://doi.org/10.17058/rea.v18i1.1287Resumo
O objetivo deste artigo consiste na reflexão sobre até que ponto a escolaridade influência na mobilidade profissional ascendente, para os trabalhadores brasileiros, na Região Centro de Portugal. A pesquisa foi realizada no período compreendido entre junho de 2003 a janeiro de 2006. Adotou-se como delimitação geográfica da área de estudo, os distritos de Coimbra, Aveiro e Leiria para o desenvolvimento da investigação. Isso porque, os distritos analisados constituíram, no século XX, áreas de saída de portugueses para o Brasil e, atualmente, áreas de acolhimento de muitos brasileiros. Nesta trajetória, foram identificados alguns filhos de emigrantes portugueses oriundos do distrito de Coimbra e Leiria, com o destino ao Brasil, em épocas passadas e que, atualmente, retornam a essa região para o desenvolvimento de uma atividade econômica. Isso reforça a escolha da Região Centro, visto que é carente de pesquisas sobre a relação escolaridade e mobilidade profissional, no processo migratório, de brasileiros e brasileiras. A leitura de autores clássicos e contemporâneos, a pesquisa de campo, a avaliação qualitativa e quantitativa e a utilização do geoprocessamento, como recurso técnico de aproximação da realidade, foram importantes para o entendimento da questão. Como resultado, a pesquisa identificou que, no atual momento, os empregos destinados aos imigrantes são aqueles relacionados ao mercado segmentado do trabalho, nomeadamente no setor secundário e que, nem sempre, a mobilidade profissional é ascendente para os trabalhadores brasileiros com nível de instrução superior. Palavras-chave: Educação, migração brasileira, mobilidade, Portugal, mundo do trabalhoDownloads
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