Assistência a infância: história de uma educação moralizante e higienista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v27i3.13590

Palavras-chave:

Infância, Assistência, Abandono, Escolarização.

Resumo

O objetivo deste é apresentar uma discussão sobre a assistência à infância no Brasil, destacando práticas moralizantes na educação, através de preceitos médicos e higienistas. Para tanto, utilizamos como aporte teórico Marcílio (19997, 2006, 2006b), Rizzini; Marques (2012), Azzi (2008), Sousa (2010), Del Priori (1991), Bazílio (2002), dentre outros. Como resultados apontamos que a infância no Brasil, por muito tempo foi negligenciada, literalmente abandonada ou colocada à mercê de ações assistencialistas, moralizantes e higienistas. Concluímos que as ações nacionalizantes típicas da República, visou criar nas crianças uma vida regrada pelas normas sociais e pelas necessidades do mundo adulto.

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Biografia do Autor

Giane Lucélia Grotti, Universidade Federal do Acre -Acre

Professora da Universidade Federal do Acre- Campus Rio Branco, Centro de Educação, Letras e Artes, Curso de Pedagogia

Maria Irinilda da Silva Bezerra, Universidade Federal do Acre - UFAC

Docente da Universidade Federal do Acre/Campus Floresta, Centro de Educação e Letras, atuando no Curso de Pedagogia, com disciplinas da área de História da Educação e Ensino de História.

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Publicado

2019-09-03

Como Citar

Grotti, G. L., & da Silva Bezerra, M. I. (2019). Assistência a infância: história de uma educação moralizante e higienista. Reflexão E Ação, 27(3), 24-39. https://doi.org/10.17058/rea.v27i3.13590

Edição

Seção

Dossiê Temático: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: Memórias, fontes e práticas sociais