A produção cultural e literária no movimento estudantil paranaense na década de 1960

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v27i3.13774

Palavras-chave:

Movimento estudantil, DOPS, Produção cultural.

Resumo

Este texto analisa a produção cultural levada a cabo pelo movimento estudantil paranaense, tanto por meio do vínculo aos trabalhos nacionais do Centro Popular de Cultura como pelo movimento estudantil nacional, contribuindo com a história da educação. A metodologia da pesquisa aqui desenvolvida aliou o exame da bibliografia sobre o tema à análise da extensa documentação produzida pelas Delegacias ou Departamento de Ordem Política e Social (DOPS), principalmente, na DOPS do Paraná. Objetiva-se, ainda, neste trabalho, identificar a produção cultural dos estudantes, que se relaciona à produção literária, contextualizando-a em meio aos principais objetivos e bandeiras inerentes ao movimento estudantil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Karine Braggio, Universidade Estadual do Oeste do Paraná Docente do Centro de Ciências Humanas e Sociais

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre em Educação e graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) e tecnóloga em Estética pela Universidade Paranaense (UNIPAR). Atualmente é professora temporária da UNIOESTE campus de Toledo, vinculada ao Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS), tendo experiência em Práticas de Ensino. Com apoio financeiro da CAPES, pesquisou através dos arquivos da Delegacia de Ordem Política e Social (DOPS) a gênese e as principais lutas históricas do Movimento Estudantil. Como integrante do grupo de pesquisa História e Historiografia da Educação desenvolve estudos na linha de Sociedade, Cultura e Educação e também faz parte do projeto de pesquisa Memória, Ditadura e Exílio. Como integrante do grupo de pesquisa Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Básica e Superior (GEDUC) faz estudos na linha de História, Historiografia e Ensino Superior.

Alexandre Felipe Fiuza, Universidade Estadual do Oeste do Paraná Docente do Centro Educação, Comunicação e Artes

Possui licenciatura em História pela Universidade Federal da Paraíba (1997), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2001) e doutorado em História pela UNESP/ Campus de Assis (2006). Durante o doutorado, realizou um estágio de doutorando de oito meses junto ao Centro de História da Universidade de Lisboa, sob orientação do Prof. Dr. Sérgio Campos Matos, com bolsa do CNPq. Com base nesta experiência no exterior também vem desenvolvendo uma pesquisa sobre a censura e a repressão aos músicos na Espanha. Tem experiência na área de Educação e de História, com ênfase em Ensino de História, Prática de Ensino e Estágio Supervisionado, História da Educação, História do Brasil e da América Latina e História Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: canção, exílios, memória, movimento estudantil, ditaduras, DCDP, DOPS, PIDE, DIPBA, censura musical e repressão. Em sua licença sabática, entre 2007 e 2008, realizou estudos pós-doutorais junto ao Departamento de História Contemporânea da Universidade Autônoma de Madri, sob orientação do Prof. Catedrático Manuel Pérez Ledesma, numa investigação sobre a censura discográfica na Espanha (décadas de 1960 e 1970), com bolsa da CAPES. É professor associado do Colegiado de Pedagogia e do Mestrado e Doutorado (recém aprovado) em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Coordenou o Grupo de Pesquisa História e Historiografia na Educação (2010-15). Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação da UNIOESTE (2011-15). Foi professor de Culturas Hispânicas do Curso de Graduação em Letras - Espanhol, Unioeste/PARFOR - Modalidade Presencial. Foi professor e orientou trabalhos do PDE - Paraná na área de Pedagogia. Realizou pós-doutorado em História Contemporânea junto à UCM - Espanha, sob orientação da Professora Catedrática Elena Hernández Sandoica, entre 2015 e 2017, com bolsa Pós-Doutorado Sênior da CAPES.

Downloads

Publicado

2019-09-03

Como Citar

Braggio, A. K., & Fiuza, A. F. (2019). A produção cultural e literária no movimento estudantil paranaense na década de 1960. Reflexão E Ação, 27(3), 91-108. https://doi.org/10.17058/rea.v27i3.13774

Edição

Seção

Dossiê Temático: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: Memórias, fontes e práticas sociais