Decolonizar o saber na pesquisa em educação: o pensamento outro como estratégia epistêmica para a produção acadêmica diversificada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v28i2.14298

Palavras-chave:

Decolonialidade do saber, Pesquisa em Educação, Epistemologia

Resumo

Neste trabalho buscamos analisar como a colonialidade do saber estrutura os centros universitários, especialmente a produção de trabalhos de pesquisa em educação. Inicialmente, desenvolvemos alguns dos temas oferecidos pelos pensadores do chamado “giro decolonial” acerca de uma revisão das compreensões epistemológicas imperantes no continente latino americano e os diversos modos de construção de um conhecimento-outro como crítica não somente das bases epistemológicas hegemônicas, mas também das implicações sócio-políticas e culturais. A partir disso, analisamos o lugar do intelectual e das instituições acadêmicas frente ao desafio de reconceitualizar o trabalho de pesquisa no campo da educação. Metodologicamente orientado por uma reflexão crítica a partir de estudo bibliográfico, argumentamos a favor da necessidade de uma decolonização da universidade, que descontrua as visões monopólicas do mundo para dar conta da pluralidade de mundo-possíveis, indo além das cosmovisões ocidentais e modernas. Isso se realiza repensando não somente os pontos de partida epistemológicos mas também a partir de transformações concretas em nível institucional, o que inclui desenhos curriculares mais flexíveis y plurais, e a produção acadêmica diversificada, especificamente, neste caso, no que tange a pesquisa em educação, para que esta articule diversas epistemologias e não somente as correntes da academia europeia monopólica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elcio Cechetti, Unochapecó

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor do Programa de Mestrado em Educação da Unochapecó. Temas de Pesquisa: Políticas Públicas e Educação.

Nicolás Esteban Panotto, La Reina - Chile

Doctor en Ciencias Sociales y Master en Antropología Social Política por la Facutad Latinoamericana de Ciencias Sociales. (FLACSO Argentina). Director del Grupo de Estudios Multidisciplinarios sobre Religión e Incidencia Pública (GEMRIP), miembro del Comité Directivo de la Fraternidad Teológica Latinoamericana (FTL) y miembro del Comité Directivo de Postcolonial Network.

Anderson Luiz Tedesco, Unochapecó

Doutor em Filosofia Pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR. Professor da Universidade Comunitária de Chapecó – Unochapecó. Temáticas de Estudo: Ética e a Educação. Formação Humana e Tecnologia.

Publicado

2020-06-02

Como Citar

Cechetti, E., Panotto, N. E., & Tedesco, A. L. (2020). Decolonizar o saber na pesquisa em educação: o pensamento outro como estratégia epistêmica para a produção acadêmica diversificada. Reflexão E Ação, 28(2), 209-223. https://doi.org/10.17058/rea.v28i2.14298

Edição

Seção

Dossiê Temático: Deslocamentos na Educação Contemporânea