A dicotomia do Saber na Escola do Campo: aportes Epistemológicos da Sociologia rural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v28i2.14312

Palavras-chave:

Escola do Campo, Movimentos Socioterritoriais, Educação Formal, Sociologia Rural.

Resumo

O artigo visou analisar a Educação do Campo como uma modalidade educacional difundida como fruto da bandeira de luta pelo direito à terra dos movimentos socioterritoriais do Brasil. A investigação é precedida de um modelo contra-hegemônico que se contrapõe ao conhecimento urbano-centrado imposto pela a Educação Formal. Por outro lado, convém discutir a Escola do Campo, que se reproduz dentro de uma base ideológica positivista, desvinculada do modo de vida dos sujeitos. Desse modo, concebem-se nos espaços pedagógicos da escola, por meio da dicotomia do saber, as contradições históricas que prescindem da superação do saber hegemônico no contexto das classes sociais do campo.

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Biografia do Autor

Manoel Valquer Oliveira Melo, Universidade Federal de Alagoas

Doutorado em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente pela Universidade de Araraquara

Oriowaldo Queda, Universidade de Araraquara

Doutorado em Agronomia pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz

Vera Lúcia Silveira Botta Ferrante, Universidade de Araraquara

Doutorado em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

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Publicado

2020-06-02

Como Citar

Oliveira Melo, M. V., Queda, O., & Silveira Botta Ferrante, V. L. (2020). A dicotomia do Saber na Escola do Campo: aportes Epistemológicos da Sociologia rural. Reflexão E Ação, 28(2), 104-117. https://doi.org/10.17058/rea.v28i2.14312

Edição

Seção

Dossiê Temático: Deslocamentos na Educação Contemporânea