Cildo Meireles e a Filosofia da Diferença: Cartografia de um pensar contemporâneo em educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v28i2.14313

Palavras-chave:

Filosofia da Diferença, Currículo pós-estruturalista, Arte Conceitual.

Resumo

Este artigo propõe-se a discutir sobre um tipo inventivo de educação numa perspectiva pós-crítica, principalmente por meio das contribuições do filósofo Gilles Deleuze, articulando arte, filosofia e currículo, a partir da obra do artista plástico brasileiro Cildo Meireles. Embasa-se na Filosofia da Diferença e em concepções pós-estruturalistas do currículo, apresentando a obra desse artista conceitual como possibilidade para operar por deslocamentos, para provocar abalos, violências nas formas cristalizadas de pensar a educação. Para isso, utiliza a Cartografia como perspectiva processual de investigação.

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Biografia do Autor

Ivone Priscilla Ramalho, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Pedagoga e Mestre em Educação (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) Professora substituta do Departamento de Práticas Educacionais e Currículo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte Professora de Educação Infantil da Prefeitura Municipal de Parnamirim-RN

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Publicado

2020-06-02

Como Citar

Ramalho, I. P. (2020). Cildo Meireles e a Filosofia da Diferença: Cartografia de um pensar contemporâneo em educação. Reflexão E Ação, 28(2), 118-131. https://doi.org/10.17058/rea.v28i2.14313

Edição

Seção

Dossiê Temático: Deslocamentos na Educação Contemporânea